Direção: José Alvarenga Jr.
Elenco: Daniel de Oliveira, Osmar Prado, Ricardo Gelli, Kelli Freitas, Sandra Corveloni, Ravel Andrade, Luti Angelelli, Victor Laplace, Spencer Callahan, J.G. Franklin, Miguel Pinheiro, Samuel Toledo, Christiano Torreão.
Ano: 2018
Sinopse: O filme revela a extraordinária trajetória de Éder Jofre, narrada a partir da relação do atleta com seu pai e obstinado treinador, o ex-pugilista argentino Kid Jofre, até se tornar um dos maiores boxeadores da história. Um homem dividido entre a paixão pelo esporte e a vida em família. Pai e filho na busca de um sonho: o de ser um verdadeiro campeão.
Crítica do CINEVITOR: Dirigido por José Alvarenga Jr., 10 Segundos para Vencer revela a história do brasileiro Éder Jofre, um dos maiores lutadores de todos os tempos, que desafiou seus próprios limites até se tornar bicampeão mundial de boxe. A trajetória de superação é narrada a partir da relação do atleta, interpretado pelo talentoso Daniel de Oliveira, com seu pai e obstinado treinador, o ex-pugilista Kid Jofre, que nunca deixou a ternura se sobrepor à austeridade com que conduzia a carreira do filho. Com cenas que reconstituem a atmosfera das lutas de boxe nos tempos áureos do esporte, o longa também destaca a vida de Éder em família, mostrando seus conflitos, dilemas e paixões. 10 Segundos para Vencer apresenta uma estrutura narrativa já vista muitas vezes no cinema, principalmente em cinebiografias, mas consegue se diferenciar de outras obras pela competência em retratar uma história com a preocupação de entregar para o público emoções que não se baseiam apenas no tema principal. Aqui, nada passa desapercebido: desde a trilha sonora, passando pela montagem, fotografia, direção de arte, tudo é muito bem pensado para inserir o espectador na história e na época retratada. Exibido no Festival de Gramado, ganhou dois kikitos: melhor ator coadjuvante para Ricardo Gelli, que interpreta o tio, e melhor ator para Osmar Prado, que vive o pai. Com uma atuação arrebatadora, Prado transmite todas as suas emoções e conflitos de maneira brilhante e protagoniza momentos emocionantes ao lado de Daniel de Oliveira. 10 Segundos para Vencer vai além de uma cinebiografia sobre um campeão; fala do amor entre pai e filho de maneira comovente e genuína.
*Crítica publicada na edição 108 (setembro/2018) da Revista Preview.
*Filme assistido no 46º Festival de Cinema de Gramado.
Nota do CINEVITOR: