Depois de dois anos em formato on-line, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontecerá entre os dias 1º e 9 de junho, na capital paranaense, acaba de divulgar parte dos longas-metragens brasileiros selecionados para sua 11ª edição.
Em um momento tão delicado para o cinema nacional, o evento mantém sua tradição: temáticas ousadas e linguagens inovadoras são presenças marcantes na lista dos filmes escolhidos pela curadoria formada por Carla Italiano, Camila Macedo, Eduardo Valente e Gabriel Borges e o diretor artístico Antonio Gonçalves Junior.
Já conhecida pelo público do festival, a mostra Olhares Brasil tem como principal objetivo fazer um panorama dos títulos que já foram apresentados em festivais de cinema do Brasil e do mundo e, nesta edição, tem entre seus destaques o filme Os Primeiro Soldados, de Rodrigo de Oliveira, sobre os primeiros a enfrentar a epidemia de AIDS no Brasil nos anos 1980. Vencedor do Prêmio Especial do Júri para Renata Carvalho no último Festival do Rio e reconhecido pelo Júri Jovem na Mostra de Cinema de Tiradentes, o longa também foi exibido em vários festivais internacionais.
Outro destaque da seleção é Casa Vazia, de Giovani Borba, também premiado no festival carioca. Exibido na Mostra Aurora, em Tiradentes, o pernambucano Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal, também foi selecionado. Da mostra mineira ainda será possível assistir à coprodução brasileira e moçambicana Maputo Nakuzandza, de Ariadne Zampaulo.
Uma das mostras que está de volta nessa edição, e que tem um papel fundamental na história do festival por seu caráter de integração e formação de público, é a Pequenos Olhares. Neste ano, ela apresenta dois longas muito diversos em forma e contexto, mas próximos em suas tramas. São eles, o musical baiano Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida, premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e Despedida, fantasia gaúcha de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes.
A produção regional também está presente e vem com os filmes que resgatam o passado para contar o presente ou recontar histórias. Os dois longas-metragens selecionados para a mostra Mirada Paranaense do Olhar de Cinema 2022 foram Pasajeras, de Fran Rebelatto, e Upa, Neguinho!, de Douglas Carvalho dos Santos.
O Olhar de Cinema é um festival que busca destacar e celebrar o cinema independente brasileiro e mundial. São propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial. A seleção apresenta ao público filmes que se arriscam em novas formas de linguagem cinematográfica, que estão abertos ao experimentalismo e que, ainda assim, possuem um grande potencial de comunicação com o público.
Conheça os novos longas selecionados para o 11º Olhar de Cinema:
OLHARES BRASIL | LONGA-METRAGEM
Casa Vazia, de Giovani Borba
Maputo Nakuzandza, de Ariadne Zampaulo (Brasil/Moçambique)
Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira
Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal
PEQUENOS OLHARES
Alice dos Anjos, de Daniel Leite Almeida
Despedida, de Luciana Mazeto e Vinicius Lopes
MIRADA PARANAENSE | LONGA-METRAGEM
Pasajeras, de Fran Rebelatto
Upa, Neguinho!, de Douglas Carvalho dos Santos
*Clique aqui e conheça os selecionados da mostra Exibições Especiais
Foto: Divulgação.