15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor

filhodeboilatinoamericanoJoão Pedro Dias em Filho de Boi, de Haroldo Borges.

A 15ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo acontecerá entre os dias 9 e 16 de dezembro, em formato on-line e gratuito para todo o território brasileiro. Historicamente, o festival é realizado no mês de julho; contudo, devido às atuais restrições sanitárias decorrentes da pandemia de Covid-19, toda a programação do evento, incluindo exibição de filmes e encontros entre profissionais e público, acontecerá em novo formato e período.

Ao longo de sua história, o festival soma a apresentação de mais de 1.200 filmes, representantes de 20 diferentes países da América Latina e do Caribe, tendo atingido cerca de 200.000 espectadores. Na edição de 2019, foram exibidos para o público de São Paulo 148 títulos, representando 17 países da região. Em 2020, integram a programação produções de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; no total, serão exibidos 36 filmes.

A programação destaca um inédito Foco América Central, com cinco títulos produzidos na Costa Rica, Cuba, El Salvador e Honduras. Está presente a tradicional seção Contemporâneos (com 21 filmes recentes) e uma Homenagem BrLab 10 Anos com longas-metragens que estiveram em diferentes edições do laboratório de desenvolvimento de projetos.

O evento também promoverá debates e encontros de realizadores dos filmes com o público. Esses encontros serão realizados em formato virtual através das plataformas digitais associadas ao festival (Looke, Sesc Digital e Spcine Play) e pelas redes sociais do evento. Os filmes ficam disponíveis até atingirem o número de visualizações estipulados pelos produtores e distribuidores.

O 15º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo reafirma seu compromisso com o cinema produzido nos territórios da América Latina e do Caribe e em 2020 proporciona que essa ampla produção ultrapasse as fronteiras da cidade de São Paulo para chegar a todo território do Brasil.

Conheça os filmes selecionados para o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo 2020:

CONTEMPORÂNEOS

A Migração (La Migración), de Ezequiel Acuña (Peru)
Aio, Somos Memória, Temos Lembranças (Aio, Somos Memoria, Tenemos Recuerdos), de José Eduardo Alcazar (Paraguai)
Batalha, de Cristiano Burlan (Brasil)
Desenhos Contra as Armas (Dibujos contra las balas), de Alicia Calderón (México)
Domicílio Incerto, de Davi Mello e Deborah Perrota (Brasil/Itália)
Filho de Boi, de Haroldo Borges (Brasil)
Filmefilia – Um Fax para Godard, de Darwin, Eduardo Bonzatto, Sergio Gag e Stela Ramos (Brasil)
Harley Queen, de Carolina Adriazola e José Luis Sepúlveda (Chile)
Killa, de Alberto Muenala (Equador)
La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados, de Marcelo Felipe Sampaio e Paulo Alvarenga (Brasil/Paraguai)
Llanganati, de Isabel Dávalos e Jorge Anhalzer (Equador)
Mapa de Sonhos Latino-Americanos (Mapa de Sueños Latinoamericanos), de Martín Weber (Argentina/México/Noruega)
Morte em Berruecos (Muerte en Berruecos), de Caupolicán Ovalles (Equador/Panamá/EUA/Venezuela)
Música para Ninar Dinossauros, de Mario Bortolotto (Brasil)
Os Errantes (Los Errantes), de Irene Franco (Argentina)
Os Segredos do Armário (Todos tenemos un muerto en el placard o un hijo en el closet), de Nicolás Teté (Argentina)
Ozu Piroclástico, de Well Darwin (Brasil)
Relatos de Reconciliação (Relatos de Reconciliación), de Ruben Monroy e Carlos Santa (Colômbia)
Rompecabezas, de Dellani Lima (Brasil)
Um Dia Qualquer, de Pedro von Krüger (Brasil)
Zona Árida, de Fernanda Pessoa (Brasil)

FOCO AMÉRICA CENTRAL

A Condessa (La Condesa), de Mario Ramos (Honduras/EUA)
Agosto, de Armando Capó (Cuba/Costa Rica/França)
Apego, de Patricia Velásquez (Costa Rica/Chile)
De Barlavento a Sotavento, de Pilar Colomé (El Salvador)
Rio Sujo (Rio Sucio), de Gustavo Fallas (Costa Rica/Colômbia)

HOMENAGEM BRLAB 10 ANOS

Abaixo a Gravidade, de Edgard Navarro (BA)
A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra (RS)
A Dança da Gazela (El Baile de la Gacela), de Iván Porras Meléndez (Costa Rica/México)
Caminho de Campanha (Camino de Campaña), de Nicolás Grosso (Argentina)
Chico Ventana Também Queria Ter um Submarino (Chico Ventana También Quisiera Ser un Submarino), de Alex Piperno (Uruguai)
Clever, de Federico Borgia e Guillermo Madeiro (Uruguai)
Matar a um Morto (Matar a um Muerto), de Hugo Giménez (Paraguai/Argentina/França/Alemanha)
O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra (SP)
Sinfonia da Necrópole, de Juliana Rojas (SP)
Todos Somos Marinheiros (Todos Somos Marineros), de Miguel Ángel Moulet (Peru)

Foto: Divulgação.

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