18ª CineOP: filme sobre Lupicínio Rodrigues é exibido na Mostra de Cinema de Ouro Preto

por: Cinevitor
Exibição ao ar livre na Praça Tiradentes

Depois de passar por diversos festivais, o documentário Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, dirigido por Alfredo Manevy, foi exibido nesta sexta-feira, 23/06, dentro da programação das mostras Contemporânea e Histórica da 18ª edição da CineOP.

Com roteiro de Alfredo Manevy, Marcia Paraiso e Armando Almeida, o filme celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações.

No palco da Praça Tiradentes, Rubens Fabricio Anzolin, assistente de curadoria da Mostra de Cinema de Ouro Preto, apresentou o filme: “É uma alegria passar esse filme aqui, que integra tanto a Mostra Histórica como a Mostra Contemporânea. Porém, a parte da Mostra Histórica é muito mais por conta de uma lacuna que esse filme preenche de memórias de uma música preta brasileira”, disse.

Logo após, o diretor também discursou: “É emocionante exibir o filme para vocês nesse lugar tão especial”. E completou: “A memória preta, de grandes artistas, é muito frágil ainda. O filme é uma contribuição nesse sentido. Lupicínio Rodrigues talvez seja um dos criadores que deixou mais legado no imaginário popular brasileiro. É difícil encontrar alguém que não conheça uma música dele. Mas é muito difícil encontrar alguém que saiba que Lupicínio é do sul do Brasil, da fronteira com a Argentina”.

E finalizou seu discurso: “Ele é uma figura enigmática e nós não nos propomos a decifrar o enigma, mas, sim, de trazer pistas sobre esse grande criador, que lá do sul conseguiu interferir na indústria musical do seu tempo e deixar uma marca profunda na nossa sensibilidade coletiva”.

A equipe do documentário conta com Isabel Castro na montagem; Anderson Capuano e Ralf Tambke na direção de fotografia; Cacá Machado na trilha sonora; Katia Dotto na mixagem; e foi produzido pela Plural Filmes e Canal Curta!.

*O CINEVITOR está em Ouro Preto e você acompanha a cobertura da 18ª CineOP por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Leo Lara/Universo Produção.

Comentários