25ª Mostra de Cinema de Tiradentes: conheça os vencedores

por: Cinevitor
As realizadoras do longa Sessão Bruta: filme premiado.

Foram anunciados neste sábado, 29/01, em uma cerimônia virtual, os vencedores do Troféu Barroco da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que aconteceu, mais uma vez, em formato on-line. O filme Sessão Bruta, de direção coletiva assinada por As Talavistas e ela.ltda, venceu como melhor longa-metragem da Mostra Aurora.

A cerimônia, transmitida pelo site do evento justamente no Dia da Visibilidade Trans, revelou a escolha de um trabalho que transita fortemente entre identidades, empoderamentos e reconhecimentos tanto estética quanto pessoalmente. A noite contou ainda com um show de encerramento da cantora Luedji Luna.

O prêmio principal foi concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos, pesquisadores e profissionais do audiovisual. No texto de justificativa, apontou-se, entre os méritos do Sessão Bruta, a “recusa do embrutecimento que assola o presente, confrontado no filme com uma inventividade cosmopoética múltipla e transformadora, na qual a brutalidade de um mundo fundado na violência contra vidas trans e negras é perturbada por práticas de fuga, aquilombamento e refúgio” e também reconheceu sua “energia performativa que atravessa a assinatura coletiva, sem apagar a heterogeneidade de seu lugar de enunciação”.

O Júri Oficial deste ano contou com Alessandra Soares Brandão, professora e coordenadora do Curso de Cinema da UFSC; Ivana Bentes, crítica, pesquisadora e professora na UFRJ; Marcelo Ribeiro, crítico, programador, curador e professor na Faculdade de Comunicação da UFBA; Ricardo Aleixo, artista, pesquisador intermídia, ensaísta e editor; e Yuri Firmeza, artista e professor  da Universidade Federal do Ceará. 

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para Os Primeiros Soldados, filme do Espírito Santo dirigido por Rodrigo de Oliveira. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, defendeu o trabalho do filme de “convocar as potencialidades da arte frente aos apagamentos da memória e apresentar uma maturidade fílmica na construção da linguagem”. O júri contou com: Adler Correa, Maria Sucar, Nayla Guerra, Nina Camurça e Renan Eduardo.

O Prêmio Helena Ignez 2022, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das mostras Aurora e Foco, foi entregue para Juliana Soares, produtora executiva e coprodutora do filme pernambucano Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal. Em sua justificativa, o júri reconhece a produtora por “viabilizar e apoiar a criação de filmes disruptivos em um momento de crise política e econômica do audiovisual brasileiro, expressando a vitalidade do cinema diante dos efeitos econômicos e sociais derivados da pandemia da Covid-19 e a efetividade de mecanismos como a Lei Aldir Blanc de forma criativa e inventiva”.

Na Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem Uma Paciência Selvagem nos Trouxe até Aqui, de Érica Sarmet. Para os jurados, a “bravura política e estética com que produz um sentido de comunidade e mesmo de futuridade na imaginação da vida em conjunto, materializando o desejo sapatão no sexo e na construção de uma coletividade”, foram alguns dos motivos de premiação ao curta, assim como “o modo como constrói uma narrativa afetiva pautada pelo desejo e pelo encontro de gerações lésbicas, projetando um entrelaçamento de temporalidades nas fricções desse encontro”. O filme também ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, que oferece R$ 15 mil a um curta também da Mostra Foco em júri formado pelo próprio canal.

Novidade da Mostra de Tiradentes em 2022, a Conexão Brasil CineMundi contou com a categoria Work In Progress (WIP), a partir de projetos enviados previamente e analisados por um júri especial. O Troféu Horizonte da categoria foi para A Transformação de Canuto, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho (PE). Por sua vez, o Prêmio WIP Meeting selecionou o projeto O Rancho (SP), com direção de Guilherme Martins e produção de Bruna Epiphanio. Oferecido pelo Festival de Málaga na Conexão Brasil CineMundi, a categoria WIP Exibição foi para Nada, de Adriano e Fernando Jayme Guimarães (DF); e o Prêmio Vitrine Filmes, que garante distribuição do longa vencedor, foi para Mugunzá, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (BA). Prêmios oferecidos pela Mistika, CTAV, Naymovie (Prêmio Edina Fujii) e DOT Cine também foram entregues.

Em nove dias de programação, o evento teve mais de 350 mil acessos na plataforma oficial, vindos de 83 países. A divulgação da Mostra registrou alcance de mais de 4 milhões nas redes sociais. O evento realizou também o 25º Seminário do Cinema Brasileiro, que promoveu 38 debates, a série Encontro com os Filmes e rodas de conversa, com a participação de 119 convidados, entre profissionais do audiovisual, críticos e pesquisadores.

A 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes promoveu ainda o Programa de Formação Audiovisual, que contou com 10 oficinas e certificou 260 alunos. Em diálogo com as outras artes, a programação do evento realizou ainda performance audiovisual, lançamento de livros, exposição fotográfica virtual e show musical.

Confira a lista completa com os vencedores da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

MELHOR LONGA-METRAGEM | MOSTRA AURORA | JÚRI OFICIAL
Sessão Bruta, de As Talavistas e ela.LTDA (MG)

PRÊMIO CARLOS REICHENBACH | MELHOR LONGA-METRAGEM | MOSTRA OLHOS LIVRES | JÚRI JOVEM
Os Primeiros Soldados, de Rodrigo de Oliveira (ES)

MELHOR CURTA-METRAGEM | MOSTRA FOCO | JÚRI OFICIAL
Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui, de Érica Sarmet (SP)

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui, de Érica Sarmet (SP)

PRÊMIO HELENA IGNEZ | DESTAQUE FEMININO
Juliana Soares, produtora executiva e coprodutora do filme Seguindo Todos os Protocolos (PE)

Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção.

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