A 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema começou neste sábado, 27/11, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Em formato híbrido, o evento será virtual no Canal Brasil (tanto na grade linear, quanto nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo), TV Ceará e YouTube; e presencial em Fortaleza, com o limite de público determinado pelo Governo do Estado por conta da pandemia de Covid-19.
Apresentada por Graziela Costa, a solenidade de abertura contou com a presença do cineasta Wolney Oliveira, diretor executivo do festival desde 1993: “É com imensa satisfação que declaramos aberta a 31ª edição do Cine Ceará. Não é fácil fazer um festival do porte e da longevidade do Cine Ceará sem contar com o apoio e competência de uma grande equipe”, disse em seu discurso.
Depois disso, os homenageados desta edição subiram ao palco para receber o Troféu Eusélio Oliveira: Marta Aurélia, jornalista, atriz, cantora, compositora e performer; e o cineasta Halder Gomes. Ovacionados pelo público presente, discursaram emocionados: “Eu não estou sendo homenageada sozinha. Cada obra significa tanta gente envolvida e isso dá força para estar aqui. Dedico essa homenagem para todas as pessoas de todas essas obras. Estou muito feliz e quero enaltecer cada vez mais a presença das mulheres autoras nos trabalhos”, disse Marta Aurélia.
Halder Gomes também agradeceu: “É muito especial receber essa homenagem nesse momento tão importante do retorno dos festivais presenciais. E fica ainda mais especial por ser no Cine Ceará, aqui no São Luiz. Eu lembro quando minha mãe me trazia aqui para assistir aos clássicos da época. É uma alegria medonha. É muita felicidade estar aqui”.
Para encerrar a noite de abertura, foi exibido o primeiro curta do Prêmio Água e Resistência: Água-Viva: e se a água tivesse vida?, de Emily Coelho. E mais: Fortaleza Hotel, de Armando Praça, abriu a Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem. Além do diretor, diversos integrantes da equipe marcaram presença no palco, entre eles, o coprodutor João Vieira Jr. e a protagonista Clébia Sousa.
Sobre o festival: mostras competitivas e exibições especiais, com produções locais, nacionais e internacionais vão compor a 31ª edição do evento. Realizado anualmente desde 1991, esta é a segunda edição do Cine Ceará no formato presencial e virtual. Margarita Hernandez é a diretora de programação do evento e o cineasta Wolney Oliveira é o diretor executivo do festival desde 1993.
*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 31º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Chico Gadelha.