Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores e diretoras de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte. Desde 1986 realiza um prêmio anual, o American Society of Cinematographers Awards, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.
Neste ano, em sua 36ª edição, o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado ao Prêmio Spotlight, que reconhece a fotografia excepcional em filmes independentes, estrangeiros ou de arte, pelo filme Jockey, de Clint Bentley. O fotógrafo, que também é membro da Associação Brasileira de Cinematografia, se destacou recentemente por seu trabalho no longa Mosquito, de João Nuno Pinto. Seu currículo conta também com: On Yoga: Arquitetura da Paz, Rodantes, Tungstênio, O Perfeito David, entre outros.
Como de costume, a premiação homenageará nomes importantes: Ellen Kuras, de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças e indicada ao Oscar por The Betrayal: Nerakhoon, receberá o ASC Lifetime Achievement Award; Peter Levy, vencedor do Emmy por A Vida e Morte de Peter Sellers e pela série Californication, será homenageado com o Career Achievement in Television Award; John Lindley, indicado ao Emmy pela série Pan Am, receberá o President’s Award; e Daniel Sasaki, da Panavision, será honrado com o Curtis Clark Technical Achievement Award, criado este ano pela ASC.
Os vencedores serão anunciados no dia 20 de março em uma cerimônia que será realizada em formato híbrido.
Conheça os indicados ao ASC Awards 2022 nas categorias de cinema:
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
A Tragédia de Macbeth, por Bruno Delbonnel
Ataque dos Cães, por Ari Wegner
Belfast, por Haris Zambarloukos
Duna, por Greig Fraser
O Beco do Pesadelo, por Dan Laustsen
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Cusp, por Isabel Bethencourt e Parker Hill
Faya Dayi, por Jessica Beshir
The Hidden Life of Trees, por Daniel Schönauer
PRÊMIO SPOTLIGHT
Jockey, por Adolpho Veloso
Pig – A Vingança, por Pat Scola
Titane, por Ruben Impens
Foto: Divulgação/Sony Pictures Classics.