Mestre do cinema italiano virá a São Paulo para participar da Mostra.
Na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontecerá entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro, a arte do cartaz é assinada pelo cineasta italiano Marco Bellocchio, que marcará presença no evento para ser homenageado com o Prêmio Leon Cakoff e também para apresentar seu mais recente longa, Belos Sonhos (Fai bei sogni), além de outros onze títulos do diretor.
A inspiração do cineasta para o pôster foi seu filme Bom Dia, Noite (Buongiorno, notte), premiado no Festival de Veneza, em 2003, que é baseado no livro Il prigioniero, de Anna Laura Braghetti, onde a autora narra o sequestro do ex-primeiro ministro italiano Aldo Moro: “Quando me pediram para fazer uma arte original para o cartaz da Mostra, eu a compus com uma parte do desenho que eu fiz para o filme Buongiorno, Notte, reelaborando-o e fazendo assim um desenho original. Não sei se é bonito, ou feio, mas me parecia, em relação ao meu trabalho e à minha imagem, bastante significativo. Tentei aproximar formas diversas que tivessem um forte significado referente à minha história e Buongiorno, Notte é como o centro do meu trabalho. É um filme feito no início dos anos 2000, mas ao mesmo tempo concentra também toda uma série de experiências minhas, também de envolvimento político”, disse Bellocchio.
Os 11 títulos do diretor que integram a programação da Mostra são: De Punhos Cerrados (1965), Diabo no Corpo (1986), Intrusa (1999), A Hora da Religião (2002), Bom Dia, Noite (2003), Vincere (2009), Irmãs Jamais (2010), A Bela que Dorme (2012), Sangue do Meu Sangue (2015), Belos Sonhos (2016), e o curta Pagliacci (2016).
Confira o pôster da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, assinado por Marco Bellocchio:
Foto: Divulgação.