Carol Duarte em A Vida Invisível, de Karim Aïnouz.
A primeira edição do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, também conhecido como Festival de Havana, foi realizada em dezembro de 1979, em Cuba, pelo ICAIC (Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos), com a intenção de se tornar uma continuação dos festivais de Viña del Mar, Mérida e Caracas, reunindo filmes e cineastas que representam as tendências cinematográficas mais inovadoras da América Latina.
Nesta quarta-feira, 20/11, foram anunciados os selecionados para a 41ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 5 e 15 de dezembro. Os filmes em competição, que concorrem ao Prêmio Coral, são divididos em categorias: ficção, documentário e animação.
A seleção deste ano conta com uma forte presença do cinema brasileiro. Os premiados A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, e Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, estão na disputa com outras produções nacionais. Entre curtas e longas, destacam-se mais de 60 trabalhos brasileiros e coproduções na lista.
Exibido no Festival de Berlim e sem data prevista de estreia no Brasil, Marighella, dirigido por Wagner Moura, será exibido fora de competição, assim como o documentário Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, de Bárbara Paz, premiado no Festival de Veneza.
Conheça os filmes brasileiros selecionados para a 41ª edição do Festival de Havana:
COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
A Vida Invisível, de Karim Aïnouz (Brasil/Alemanha)
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (Brasil/França)
Três Verões, de Sandra Kogut (Brasil/França)
Divino Amor, de Gabriel Mascaro (Brasil/Uruguai/Chile/Dinamarca/Noruega/Suécia)
Araña, de Andrés Wood (Chile/Argentina/Brasil)
COMPETIÇÃO | MÉDIA E CURTA-METRAGEM
A Volta Para Casa, de Diego Freitas
Aquele Casal, de William de Oliveira
Clepto, de Ane Hinds
COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Casa, de Letícia Simões
Cine Marrocos, de Ricardo Calil
Democracia em Vertigem, de Petra Costa
Diz a Ela que Me Viu Chorar, de Maíra Bühler
Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira
Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo, de Silvio Tendler (Brasil/Cuba)
COMPETIÇÃO | ANIMAÇÃO
A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra
Barbas de Molho, de Eduardo Padrão e Leanndro Amorim
Gravidade, de Amir Admoni
Livro e meio, de Giu Nishiyama e Pedro Nishi
O Bem-aventurado, de Tulio Viaro
Ressurreição, de Otto Guerra
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR
Carne, de Camila Kater (Brasil/Espanha)
COMPETIÇÃO | PRIMEIRO FILME
Raia 4, de Emiliano Cunha
Um Filme de Verão, de Jô Serfaty
A Febre, de Maya Da-Rin (Brasil/França/Alemanha)
FORA DE COMPETIÇÃO
Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes
Longe do Paraíso, de Orlando Senna
COMPETIÇÃO | ROTEIRO INÉDITO
Niño Flor, de Bruna de Vasconcellos Torres
COMPETIÇÃO | MELHOR CARTAZ
44º Festival Sesc Melhores Filmes, por Pedro Veneziano e Estúdio Daó
Copacabana Madureira, por Leonardo Martinelli
IV Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual, por Thiago Lacaz
Je vous aime, Marie!, por Leonardo Cata Preta Souza
Nadir, por Gabi Etinger
O Homem Cordial, por Jana Ferreira
O Processo (versão alternativa), por Thiago Lacaz
Pluma Fuerte, por Didi Helene
GALA
Marighella, de Wagner Moura
Wasp Network, de Olivier Assayas (França/Brasil/Espanha/Bélgica)
PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA
PANORAMA LATINO-AMERICANO:
Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luíza Azevedo
A SALA LLENA:
Cano Serrado, de Erik de Castro
Hebe: A Estrela do Brasil, de Maurício Farias
Veneza, de Miguel Falabella
LA HORA DEL CORTO:
Julieta de Bicicleta, de Juliana Sanson
EN SOCIEDAD:
Chão, de Camila Freitas
Espero Tua (Re)volta, de Eliza Capai
Sem Descanso, de Bernard Attal
Diario Ordinario, de Paula Fabiana Silva
MUJERES ANTE LA CÁMARA:
Encantadas, de Taís Lobo
Latinoamérica es mujer, de Vanessa Pérez Gordillo (Argentina/Bolívia/Brasil/Chile/Colômbia/Peru)
PUEBLOS Y CULTURAS ORIGINARIOS:
Resplendor, de Claudia Nunes e Érico Rassi
LOS COLORES DE LA DIVERSIDAD:
A Sombra Interior, de Diego Tafarel
Between, de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos
Sim, fui uma criança viada, de Antonio Molina
Soccer Boys, de Carlos Guilherme Vogel
CULTURA:
Bando, Um Filme De:, de Lázaro Ramos e Thiago Gomes
Porfírio do Amaral – A Verdade Sobre o Samba, de Caio Rubens
Ainda Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão (Brasil/Alemanha)
CINEMATECA LATINOAMERICANA:
A Jangada de Welles, de Firmino Holanda e Petrus Cariry
A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla
Banquete Coutinho, de Josafá Veloso
VANGUARDIA:
Dancing in the Street, de James Benning, Alessandro Focareta, Francesca Maria Svampa, Andrea Novoa Achondo, Letícia Simões, Melisa Liebenthal, Gabriela Domínguez Ruvalcaba, Fabiana Salgado, Yuji Martins, Yamel Thompson e Jaime Guerra (EUA/México/Cuba/Argentina/Brasil/Chile/Colômbia/Itália)
PANORAMA DOCUMENTAL
The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck (Alemanha/Brasil)
INDÚSTRIA | PRÊMIO CORAL DE PÓS-PRODUÇÃO
Os Livres, de Isabel Joffily e Pedro Rossi
CINE Y NUEVA TELEVISIÓN | SERIES, EL CINE DE LA NUEVA ERA AUDIOVISUAL
Amores Cubanos. Capítulo 1. Os Escolhidos, de Alice de Andrade
Amores Cubanos. Capítulo 2. Candelaria e Ignacio, de Alice de Andrade
Amores Cubanos. Capítulo 3. Osaida e Hector, de Alice de Andrade
ENTORNOS
CENTENÁRIO DE SANTIAGO ÁLVAREZ:
Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo, de Silvio Tendler
APRESENTAÇÃO ESPECIAL:
Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, de Bárbara Paz
Sertania, de Geraldo Sarno
Foto: Bruno Machado.