Cena do documentário Nadando até o Mar Ficar Azul: inédito no Brasil.
A 44ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontecerá entre os dias 22 de outubro e 4 de novembro, em formato on-line por conta da pandemia de Covid-19, acaba de divulgar o pôster desta edição.
O cartaz é assinado pelo cultuado cineasta chinês Jia Zhangke, que optou por fotografar o acendedor de incensos de Fenyang executando sua nobre função para o Deus da Literatura, símbolo da cidade que é muito visitada por artistas e escritores daquele país.
Jia Zhangke nasceu em Fenyang, na província de Shanxi, na China, em 1970. Um dos mais importantes cineastas em atividade, realizou, entre outros, os filmes: Plataforma, premiado no Festival de Veneza; O Mundo, vencedor do Prêmio da Crítica na 29ª Mostra; Em Busca da Vida, vencedor do Leão de Ouro em Veneza; 24 City (2008), exibido em Cannes; Um Toque de Pecado, vencedor do prêmio de melhor roteiro em Cannes; e Amor Até as Cinzas, selecionado para San Sebastián; todos foram exibidos na Mostra.
Em 2007, durante a 31ª Mostra, o cineasta esteve em São Paulo para apresentar uma retrospectiva de sua obra. Na 38ª edição, foi homenageado com o Prêmio Leon Cakoff. Neste ano, além de assinar o pôster, seu novo filme, o documentário Nadando até o Mar Ficar Azul, selecionado para o Festival de Berlim, será exibido na programação do evento.
Confira o pôster da 44ª Mostra de São Paulo:
Foto: X Stream Pictures/Divulgação.