Larissa Bocchino e Gerson Marques em Teoria Sobre um Planeta Estranho.
A 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontecerá entre os dias 16 e 24 de agosto, acaba de anunciar os curtas-metragens brasileiros selecionados para este ano. Uma das mais disputadas categorias recebeu, em 2019, 777 inscrições para a mostra competitiva, número que superou incrivelmente os 365 títulos recebidos em 2018. A representatividade territorial também chama a atenção: vinte e quatro estados inscreveram suas produções; os quatorze títulos selecionados representam oito estados e o Distrito Federal.
Com perfil bastante diverso, a comissão de seleção foi composta por cinco profissionais de diferentes áreas ligadas ao cinema, o que garantiu olhares sob todas as dimensões da produção. Os 14 concorrentes disputam 10 prêmios oficiais, num total de 60 mil reais, além do Júri Popular e da Crítica. Também será entregue o Prêmio Canal Brasil.
“O que mais me surpreendeu positivamente foi ver a diversidade de lugares, com uma qualidade geral muito boa, inclusive de regiões que não têm tradição cinematográfica. Isso nos deixa muito satisfeitos”, avalia Giovanna Pezzo, diretora de fotografia que integra a comissão. Além de Giovanna, também formam a comissão: o jornalista, publicitário e crítico de cinema, Roberto Cunha; a diretora e roteirista Maria Clara Escobar; a produtora cultural Andréa Mota; e o gestor cultural Anderson Mueller.
Conheça os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de curtas-metragens brasileiros do Festival de Gramado 2019:
Teoria Sobre um Planeta Estranho, de Marco Antônio Pereira (MG)
A Pedra, de Iuli Gerbase (RS)
O Balido Interno, de Eder Deó (PE)
Menino Pássaro, de Diogo Leite (SP)
O Véu de Amani, de Renata Diniz (DF)
A Ética das Hienas, de Rodolpho de Barros (PB)
A Mulher que Sou, de Nathália Tereza (PR)
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno Castro e Guto BR (SP)
Um Tempo Só, de Lane Alves (SP)
E o que a Gente Faz Agora?, de Marina Pontes (BA)
Marie, de Leo Tabosa (PE)
Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes (PR)
Amor aos Vinte Anos, de Felipe Arrojo Poroger e Toti Loureiro (SP)
Invasão Espacial, de Thiago Foresti (DF)
Foto: Divulgação.