Considerado o mais importante festival de cinema da Espanha e um dos mais antigos da Europa, o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián é também um dos mais prestigiados do mundo. Seu principal prêmio, a Concha de Ouro, é entregue ao melhor filme em competição da Seleção Oficial.
Entre os selecionados para a 69ª edição, que acontecerá entre os dias 17 e 25 de setembro, o cinema brasileiro ganha destaque com diversos títulos. Na mostra Horizontes Latinos, que traz filmes dirigidos por cineastas de origem latina ou ambientados em um cenário ou tema de comunidades latinas de outras partes do mundo, destacam-se: Madalena, de Madiano Marcheti; Noche de Fuego, de Tatiana Huezo, uma coprodução entre México, Alemanha, Brasil e Qatar; e O Empregado e o Patrão, de Manuel Nieto Zas, uma coprodução entre Uruguai, Argentina, Brasil e França, que será o filme de encerramento da mostra.
Já na mostra New Directors, que apresenta, em competição, o primeiro ou segundo longa-metragem dos cineastas, o Brasil aparece com: Ese fin de semana, de Mara Pescio, coprodução com a Argentina; e Las vacaciones de Hilda, de Agustín Banchero, coprodução com o Uruguai. Enquanto isso, na mostra Nest, dedicada aos curtas-metragens de estudantes de cinema, o cinema brasileiro está representado com Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli.
Na mostra WIP Latam, seis títulos latino-americanos em pós-produção serão apresentados para profissionais do audiovisual, entre eles, Pornomelancolía, de Manuel Abramovich, uma coprodução entre Argentina, Brasil, França e México. Os títulos em work in progress concorrem a vários prêmios, entre eles, o do Projeto Paradiso.
Além disso, o brasileiro Medusa, dirigido por Anita Rocha da Silveira, terá uma exibição especial na programação do festival por ter recebido o Prêmio Sebastiane Latino, organizado por membros da GEHITU, Associação Basca de Gays, Lésbicas, Transexuais e Bissexuais. O coletivo elege o melhor filme latino-americano de 2021 que representa a diversidade sexual e de gênero. O júri justificou a escolha: “Por ser um filme que, partindo do terror, joga com os outros gêneros para revelar um plano de inoculação do medo, do ódio e da violência. Anita Rocha da Silveira desmascara a moda que preconiza o regresso à submissão da mulher e desnuda à sua cara: a mesma violência perpetrada por homens e por mulheres. Como aponta Medusa, se a violência masculina ‘lavada’ é responsável por empoderar e desencadear a violência física e verbal contra as mulheres e o coletivo LGBTI, a reação deve ser unida e clara”.
O festival também presta homenagens a grandes nomes da sétima arte com o Prêmio Donostia, que este ano será entregue para a atriz francesa Marion Cotillard e para o ator americano Johnny Depp. O cartaz oficial desta edição é estampado pela atriz Sigourney Weaver, que já foi homenageada em 2016.
Conheça os filmes selecionados para o 69º Festival de San Sebastián:
SELEÇÃO OFICIAL
Arthur Rambo, de Laurent Cantet (França)
Benediction, de Terence Davies (Reino Unido)
Camila saldrá esta noche, de Inés Barrionuevo (Argentina)
Crai Nou (Blue Moon), de Alina Grigore (Romênia)
Distancia de rescate, de Claudia Llosa (Peru/EUA/Chile/Espanha)
Du som er i himlen (As in Heaven), de Tea Lindeburg (Dinamarca)
Earwig, de Lucile Hadzihalilovic (Reino Unido/França/Bélgica)
El buen patrón, de Fernando León de Aranoa (Espanha)
Enquête sur un Scandale d’Etat (Undercover), de Thierry de Peretti (França)
La abuela, de Paco Plaza (Espanha/França)
La Fortuna, de Alejandro Amenábar (Espanha)
La hija, de Manuel Martín Cuenca (Espanha)
Las leyes de la frontera, de Daniel Monzón (Espanha) (fora de competição) (filme de encerramento)
Maixabel, de Iciar Bollaín (Espanha)
Ping yuan shang de mo xi (Fire on the Plain), de Zhang Ji (China)
Quién lo impide, de Jonás Trueba (Espanha)
Rosa rosae. La Guerra Civil, de Carlos Saura (Espanha) (fora de competição) (filme de abertura)
The Eyes of Tammy Faye, de Michael Showalter (EUA)
Vous ne désirez que moi (I Want to Talk About Duras), de Claire Simon (França)
Yi miao zhong (One Second), de Zhang Yimou (China) (filme de abertura)
NEW DIRECTORS
Carajita, de Silvina Schnicer e Ulises Porra (República Dominicana/Argentina)
Ese fin de semana, de Mara Pescio (Argentina/Brasil)
Hon-ja sa-neun sa-ram-deul (Aloners), de Hong Sung-eun (Coreia do Sul)
İki şafak arasında (Between Two Dawns), de Selman Nacar (Turquia/França/Romênia/Espanha)
Inventura (Inventory), de Darko Sinko (Eslovênia)
Josefina, de Javier Marco (Espanha)
La Roya, de Juan Sebastián Mesa (Colômbia/França)
Las vacaciones de Hilda, de Agustín Banchero (Uruguai/Brasil)
Le bruit des moteurs (The Noise of Engines), de Philippe Grégoire (Canadá)
Marocco (Mikado), de Emanuel Pârvu (Romênia/República Checa)
Mass, de Fran Kranz (EUA)
Nich’ya (Unwanted), de Lena Lanskih (Rússia)
Shu qi shi guang (Lost in Summer), de Sun Liang (China)
HORIZONTES LATINOS
Amparo, de Simón Mesa Soto (Colômbia/Suécia/Alemanha/Qatar)
Aurora, de Paz Fábrega (Costa Rica/México/Panamá)
Azor, de Andreas Fontana (Suíça/Argentina/França)
Jesús López, de Maximiliano Schonfeld (Argentina/França) (filme de abertura)
La caja (The Box), de Lorenzo Vigas (México/EUA)
Madalena, de Madiano Marcheti (Brasil)
Noche de Fuego, de Tatiana Huezo (México/Alemanha/Brasil/Qatar)
O Empregado e o Patrão (El empleado y el patrón), de Manuel Nieto Zas (Uruguai/Argentina/Brasil/França) (filme de encerramento)
Piedra Noche, de Iván Fund (Argentina/Chile/Espanha)
Una película de policías, de Alonso Ruizpalacios (México)
ZABALTEGI TABAKALERA
Babardeală cu bucluc sau porno balamuc (Bad Luck Banging or Loony Porn), de Radu Jude (Romênia/Luxemburgo/República Checa/Croácia)
Cenzorka (107 Mothers), de Péter Kerekes (Eslováquia/República Checa/Ucrânia)
El gran movimiento, de Kiro Russo (Bolívia/França)
Eles transportan a morte, de Helena Girón e Samuel M. Delgado (Espanha/Colômbia)
Haruharasan no uta (Haruhara-san’s Recorder), de Kyoshi Sugita (Japão)
Heltzear, de Mikel Gurrea (Espanha)
La traversée, de Florence Miailhe (França/Alemanha/República Checa)
Le cormoran, de Lubna Playoust (França)
Les filles du feu, de Laura Rius Aran (França)
Mi iubita, mon amour, de Noémie Merlant (França)
Nanu Tudor (My Uncle Tudor), de Olga Lucovnicova (Bélgica)
Petrov’s Flu, de Kirill Serebrennikov (Rússia/França/Suíça/Alemanha)
Razzhimaya kulaki (Unclenching the Fists), de Kira Kovalenko (Rússia)
Retour à Reims (Fragments), de Jean-Gabriel Périot (França)
The Souvenir: Part II, de Joanna Hogg (Reino Unido)
Un monde (Playground), de Laura Wandel (Bélgica)
Vortex, de Gaspar Noé (França)
Xia wu guo qu le yi ban (Day is Done), de Zhang Dalei (China)
PERLAK
A Crônica Francesa (The French Dispatch), de Wes Anderson (EUA)
Benedetta, de Paul Verhoeven (França/Holanda)
Competencia Oficial, de Gastón Duprat e Mariano Cohn (Espanha/Argentina) (filme de abertura)
Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
Guzen to sozo (Wheel of Fortune and Fantasy), de Ryusuke Hamaguchi (Japão)
Jane par Charlotte (Jane by Charlotte), de Charlotte Gainsbourg (França)
La croisade (The Crusade), de Louis Garrel (França)
Les illusions perdues (Lost Illusions), de Xavier Giannoli (França)
Ouistreham (Between Two Worlds), de Emmanuel Carrère (França)
Petite Maman, de Céline Sciamma (França)
Re Dai Wang Shi (Are You Lonesome Tonight?), de Wen Shipei (China)
Red Rocket, de Sean Baker (EUA)
The Power of the Dog, de Jane Campion (Nova Zelândia/Austrália)
The Velvet Underground, de Todd Haynes (EUA) (filme de encerramento)
Titane, de Julia Ducournau (França)
Tout s’est bien passé (Everything Went Fine), de François Ozon (França)
NEST
À la recherche d’Aline, de Rokhaya Marieme Balde (Suíça)
After a room, de Naomi Pacifique (Reino Unido/Holanda/Suíça)
Algo así como la noche, de Alván Prado (Espanha)
Crashing Waves, de Lucy Kerr (EUA)
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (Brasil)
Hullet (The Hole), de Christoffer Ansel (Dinamarca)
Ob scena, de Paloma Orlandini Castro (Argentina)
Ospalky (Rheum), de Kateřina Hroníková (Eslováquia)
Planuri de vacanta (Summer Planning), de Alexandru Mironescu (Romênia)
Podul de piatrâ (Pont de pedra), de Artur-Pol Camprubí (Espanha)
Rondinella (Little Swallow), de Nikita Merlini (Suíça)
U šumi (In the Woods), de Sara Grgurić (Croácia)
Ye xing ren min gong yuan (A Nocturnal Roam), de Feng Yi (China)
Yearlings, de Mélanie Akoka (França)
*Clique aqui e confira a lista completa com todos os filmes selecionados.
Foto: Divulgação/Vitrine Filmes.