8ª Mostra de Cinema de Gostoso: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Lucas Limeira no longa Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso.

A oitava edição da Mostra de Cinema de Gostoso, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro, retoma em formato presencial na cidade de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Com cadeiras espreguiçadeiras, tela de 12m x 5m, projeção com resolução 2K e som 5.1, a sala ao ar livre propicia uma experiência imersiva como a de uma sala de cinema de alta tecnologia.

Todas as sessões serão realizadas na praia do Maceió, onde ocorrerão as exibições da Mostra Competitiva e Sessões Especiais, trazendo de volta a experiência única das sessões na praia e outras atividades e vivências da Mostra, que conta com ampla participação da comunidade local. Serão tomadas todas as medidas de segurança para adequação às restrições sanitárias vigentes por conta da pandemia de Covid-19.

Neste ano, a Mostra recebeu um número recorde de filmes, totalizando 650 inscrições entre curtas e longas-metragens de todas as regiões do país. Os filmes da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Cascudo, em homenagem ao folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, concedido pelo voto popular ao melhor curta e longa-metragem. Também será concedido o Troféu da Crítica, a partir da votação de jornalistas e críticos de cinema presentes à Mostra.

Serão realizados diariamente debates com produtores, diretores e atores dos filmes exibidos, além de um seminário sobre a recente produção audiovisual brasileira. Toda a programação será gratuita.

A Mostra de Cinema de Gostoso, uma sala popular de cinema a céu aberto, recebe um público de diversas regiões do país e mobiliza os moradores da cidade, que participam ativamente do evento e que passaram a ter um contato mais próximo com a produção cultural de outras regiões do país. Com esse conjunto de ações, o evento conquistou um espaço significativo no calendário cultural do Nordeste como uma importante referência de difusão audiovisual.

Desde sua primeira edição, a Mostra oferece a jovens a partir de 18 anos de São Miguel do Gostoso e distritos dos arredores uma série de cursos de formação técnica e audiovisual. Os cursos são realizados meses antes do início da Mostra e têm como objetivo proporcionar aos jovens o domínio de diversas áreas da produção cinematográfica. São transmitidos conhecimentos teóricos e práticos, abordando temas como história do cinema, elementos de linguagem audiovisual, produção, fotografia e roteiro. O conhecimento adquirido pelos alunos é colocado em prática com a realização de curtas-metragens e a participação direta na equipe de organização da Mostra de Cinema de Gostoso.

Em 2013, os próprios alunos criaram o Coletivo Nós do Audiovisual e desde então já participaram de 47 oficinas e realizaram 21 curtas-metragens, que foram selecionados em diversos festivais de cinema no Brasil. Em 2021, os alunos realizaram dois curtas-metragens que serão exibidos na 8ª Mostra de Cinema de Gostoso.

A Mostra é uma realização da Heco Produções e do CDHEC – Coletivo de Direitos Humanos, Ecologia, Cultura e Cidadania, com direção geral e curadoria de Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld.

Conheça os filmes selecionados para a 8ª Mostra de Cinema de Gostoso:

MOSTRA COMPETITIVA | LONGAS-METRAGENS

Cabeça de Nêgo, de Déo Cardoso (CE)
A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga (MG)
Rolê – Histórias dos Rolezinhos, de Vladimir Seixas (RJ)

MOSTRA COMPETITIVA | CURTAS-METRAGENS

Céu de Agosto, de Jasmin Tenucci (SP)
Fole, de Lourival Andrade (RN)
Portugal Pequeno, de Victor Quintanilha (RJ)
Sideral, de Carlos Segundo (RN)
Tereza Joséfa de Jesus, de Samuel Costa (SP)
Vale do Vento Eterno, de Pedro Medeiros (RN)

SESSÕES ESPECIAIS

Marighella, de Wagner Moura (filme de abertura)
A Viagem de Pedro, de Laís Bodanzky (filme de encerramento)

MOSTRA COLETIVO NÓS DO AUDIOVISUAL

À Beira Mar, de Clara Leal e Harcan Costa (RN)
Mestre Marciano, de Igor Ribeiro e Rubens dos Anjos (RN)

Foto: Marcos Khirano.

Comentários