A Praia do Fim do Mundo, de Petrus Cariry, encerra a mostra competitiva do 31º Cine Ceará

por: Cinevitor
O diretor durante o debate do filme.

Nesta quinta-feira, 03/12, aconteceu, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, a última exibição das mostras competitivas da 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

A programação da noite começou com a mostra Pontes Criativas e seguiu com a Mostra Competitiva Brasileira de curta-metragem com os filmes: O Amigo do Meu Tio, de Renato Turnes; Hawalari, de Cássio Domingos; e Ato, de Bárbara Paz.

O longa A Praia do Fim do Mundo, do cineasta cearense Petrus Cariry, encerrou a Mostra Competitiva ibero-americana de longa-metragem desta edição. Em sua primeira exibição pública, o filme, produzido pela Iluminura Filmes, foi rodado na praia de Icaraí, no litoral cearense, com imagens adicionais feitas na praia de Atafona, no Rio de Janeiro; e é ambientado na cidade fictícia de Ciarema, que está em processo de destruição devido ao avanço brutal do mar e a decadência social em seu entorno. Cariry também assina o roteiro e a montagem, ambos ao lado de Firmino Holanda, e a direção de fotografia.

No palco do Cineteatro São Luiz, Petrus discursou: “Queria agradecer a presença do público e também da equipe do filme, pois sem vocês esse trabalho não seria possível. Esse filme foi feito em maio desse ano, uma época em que a pandemia estava matando muita gente. Fizemos uma espécie de força-tarefa. Estou super feliz de exibir esse filme aqui no Ceará, que de alguma forma, é um reflexo dos tempos que a gente vive”

A trama acompanha as personagens Helena, Alice e Elisa, interpretadas respectivamente pelas atrizes Marcélia Cartaxo, Fátima Macedo e Larissa Goes. Três mulheres que lidam com vontades diversas em relação à submersão que ameaça Ciarema e as suas próprias vidas, discordando sobre permanecer nas ruínas até que não reste mais nada ou buscar uma vida melhor longe dali. Enquanto os últimos moradores fazem as malas para partir, o conflito geracional e existencial faz com que mãe e filha (Helena e Alice) revisitem questões do passado e repensem a relação de pertencimento com o lugar.

Petrus Cariry e Fátima Macedo no debate.

No dia seguinte à exibição, o diretor participou de um debate, mediado pela crítica de cinema Neusa Barbosa, ao lado da atriz Fátima Macedo. Durante o bate-papo, revelou que o interesse pela história surgiu após contato com acontecimentos por ele presenciados e reportagens que falavam sobre o efeito da erosão marinha em lugares paradisíacos: “Eu frequentava a praia de Icaraí na adolescência e o filme surgiu a partir dessa vontade de falar do estado das coisas, de como elas se encontravam. Pelo menos foi o que eu senti; o nível de degradação, não sei se moral, mas do país”.

A Praia do Fim do Mundo foi realizado durante a pandemia de Covid-19, por meio da Lei Aldir Blanc. Por isso, Cariry precisou adiar as filmagens de Mais Pesado é o Céu, que, por ser um road movie, exigia uma logística de produção inviável devido às restrições sanitárias: “Por mais que o set fosse alegre e todo mundo estava feliz pelas filmagens, foi uma época em que a vacinação estava começando e ainda morriam mais de mil pessoas por dia por conta da pandemia”, revelou no debate. 

A atriz Fátima Macedo falou sobre trabalhar ao lado de Marcélia Cartaxo e elogiou a colega de cena: “Como não falar de Marcélia, essa deusa? A personagem dela é exatamente a sintetização desse clima fantasmagórico que o filme traz. Ela carrega muito essa carga dramática. Em certos aspectos, era difícil contracenar com isso porque a minha personagem é contracorrente; ela quer sair e tem esse movimento de trazer um outro ritmo para o filme”.

Com produção executiva de Bárbara Cariry, o filme conta com Sergio Silveira na direção de arte; Lana Patrício Benigno no figurino; Moabe Filho no som direto e Érico Paiva (Sapão) na mixagem e edição de som; João Victor Barroso na trilha musical; e Teta Maia e Priscila Lima na direção de produção.

Em formato híbrido, o Cine Ceará acontece virtualmente no Canal Brasil (tanto na grade linear, quanto nas plataformas Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo), TV Ceará e  YouTube; e presencial em Fortaleza, com o limite de público determinado pelo Governo do Estado por conta da pandemia de Covid-19.

*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 31º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Chico Gadelha.

Comentários