A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, é exibido na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes

por: Cinevitor

azulnovalistiradentesCine-Tenda lotado durante a exibição do longa.

Depois de ser exibido no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na seção work in progress, e selecionado para a Mostra Forum do Festival de Berlim deste ano, A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, foi exibido nesta sexta-feira, 25/01, no Cine-Tenda na mostra Aurora da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

O longa apresenta Marcelo, interpretado por Marcelo Diorio, um homem que vive relembrando o passado, inclusive de outras encarnações. Numa delas, ela foi o poeta alemão Novalis, que perseguia uma rosa azul. A partir de Marcelo, seus dilemas e suas buscas, os diretores pretendem chamar atenção para o ânus, tornando esse buraco, considerado obscuro, o ponto de partida para a compreensão do personagem.

A proposta dos realizadores foi fazer um filme com um personagem e não sobre um personagem, abordando todos os aspectos deste, não apenas o seu lado bonito. Vinagre e Carneiro comentam o processo criativo: “Nosso trabalho parte sempre de uma realidade, para recriá-la, transformá-la em algo que de alguma forma possa colocar o espectador em xeque sobre algumas questões geralmente consideradas tabu, e ao mesmo tempo muitas coisas são também colocadas em xeque para o personagem que atua como si mesmo, e para nós, que dirigimos. Há sempre uma jornada de autoconhecimento. Não à toa, todos os nossos filmes tematizam traumas, e são extremamente falados, como numa sessão de psicanálise. Este não foge disso”.

O elenco conta também com Majeca Angelucci, Marcos Hermanson Pomar, Thais de Almeida Prado, Estela Lapponi, Beatriz Pomar, Rafael Rudolf e Christian Sedemaka.

Para falar mais sobre o filme, conversamos com Gustavo Vinagre antes da exibição do longa em Tiradentes. Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em Tiradentes a convite do evento e você acompanha a cobertura do festival por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Jackson Romanelli/Universo Produção.

Comentários