O diretor e as atrizes Julia Stockler e Carol Duarte.
Escolhido recentemente para ser o representante brasileiro na disputa por uma vaga entre os finalistas da categoria de melhor filme internacional no Oscar 2020, A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, comoveu o público do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema na noite de abertura.
Além de ser premiado como melhor filme da mostra Un Certain Regard, paralela ao Festival de Cannes, sendo o primeiro filme brasileiro a receber o prêmio máximo na categoria, também foi contemplado com o CineCoPro Award no Filmfest München, na Alemanha, e consagrado no Festival de Cine de Lima.
Antes da exibição, o cineasta foi homenageado com o Troféu Eusélio Oliveira, entregue por Fernanda Montenegro, que foi ovacionada pelo público do Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Em uma noite que já entrou para a história do festival, Karim apresentou seu filme ao lado de alguns integrantes da equipe.
O longa é uma livre adaptação da obra homônima de Martha Batalha e traz Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Maria Manoella, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Flavio Bauraqui no elenco. Com roteiro assinado por Murilo Hauser, em colaboração com a uruguaia Inés Bortagaray e o próprio diretor, o longa, ambientado majoritariamente na década de 1950, foi rodado no Rio de Janeiro, nos bairros da Tijuca, Santa Teresa, Estácio e São Cristóvão. A direção de fotografia é da francesa Hélène Louvart, de As Praias de Agnès e Lazzaro Felice, que assina seu primeiro longa brasileiro, e a alemã Heike Parplies, de Toni Erdmann, assina a montagem.
No dia seguinte, depois da coletiva de imprensa, o diretor e as protagonistas de A Vida Invisível, Carol Duarte e Julia Stockler, conversaram com o CINEVITOR. Em entrevista exclusiva, falaram sobre a estreia brasileira no Ceará, bastidores, preparação, equipe feminina, entrosamento do elenco, Fernanda Montenegro, distribuição pela Amazon Studios e Oscar.
Aperte o play e confira:
*O CINEVITOR esteve em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 29º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Rogerio Resende.