A Volta Para Casa, curta com Lima Duarte, é selecionado para o HollyShorts Film Festival

por: Cinevitor

limacurtahollywoodProtagonista: Lima Duarte no curta brasileiro A Volta Para Casa.

O HollyShorts Film Festival é conhecido por exibir curtas-metragens do mundo todo em diversas categorias. Além disso, seus vencedores são qualificados para serem examinados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para uma disputa ao Oscar nas categorias de curtas.

Neste ano, em sua 15ª edição, que acontecerá entre os dias 8 e 17 de agosto, no TCL Chinese Theatre, em Hollywood, Los Angeles, o cinema brasileiro estará representado com os curtas: O Órfão, de Carolina Markowicz, premiado em Cannes no ano passado; e A Volta Para Casa, dirigido por Diego Freitas, de O Segredo de Davi, e produzido pela Parakino Filmes. O roteiro é assinado pelo diretor ao lado de Diego Olivares, com argumento de Guilherme Rodio.

A trama de A Volta Para Casa conta a história de Plínio, interpretado por Lima Duarte, um marceneiro aposentado, que atualmente mora em uma humilde casa de repouso. Lá, ele passa boa parte do tempo relembrando seu ofício, criando objetos a partir de pedaços de madeira e encantando a todos com seu jeito dedicado e paixão pelo que faz. Anselmo, vivido por Guilherme Rodio, um dos funcionários da instituição, é um rapaz solitário responsável por cuidar do jardim e garantir um cotidiano mais agradável aos senhores e senhoras dali.

No domingo de Páscoa, os moradores esperam as visitas de suas respectivas famílias. Plínio veste sua melhor roupa, cheio de expectativa. Filhos vem buscar pais e mães para o almoço, mas ele continua lá. Até que Anselmo, ao vê-lo sozinho e entristecido, se oferece para leva-lo até a antiga casa. Durante o trajeto, Plínio repassa suas memórias sobre o bairro de Santana, onde nasceu e cresceu. A cada lugar que cruzam na região, tem um caso para contar: as regatas que chegou a participar no Rio Tietê e o Mirante de Santana, por exemplo. Sua expectativa cresce à medida que se aproximam da casa onde passou praticamente a vida inteira, a qual descreve nos mínimos detalhes. Chegando lá, porém, tem uma surpresa que coloca em xeque suas recordações. Clique aqui e assista ao trailer.

O diretor Diego Freitas, em entrevista ao CINEVITOR, comemorou: “Ser selecionado para este festival é muito especial porque estamos comemorando os 90 anos do Lima Duarte e também porque exibir nosso filme fora do Brasil é uma oportunidade para mostrar nossa cultura para um público estrangeiro. Estou muito feliz”. Recentemente, o curta também foi selecionado para o 23º Florianópolis Audiovisual Mercosul, que acontecerá em setembro.

Em O Órfão, conhecemos Jonathas, interpretado por Kauan Alvarenga, um menino que foi adotado. Mas logo é devolvido ao abrigo devido ao seu “jeito diferente”. O curta, inspirado em fatos reais, conta também com Clarisse Abujamra, Georgina Castro e Ivo Müller no elenco.

O filme de abertura do HollyShorts Film Festival 2019 será Stucco, de Janina Gavankar e Russo Schelling, protagonizado por Colton Haynes, Aisha Tyler, Janina Gavankar, Michael Ealy e Debra Messing. O júri especial desta edição será formado por Anthony Russo, Ann Russo, Jennifer Morrison e Matthew Modine; a atriz Olivia Wilde será homenageada com o Visionary Award.

Foto: Guilherme Raya.

Comentários