Academia anuncia nova data para o Oscar 2021; cerimônia acontecerá em abril

por: Cinevitor

oscar2021novadataRegina King e Brad Pitt na cerimônia deste ano.

Depois de revelar novas regras no regulamento para a 93ª edição do Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acaba de anunciar uma nova data para a realização da maior premiação do cinema. Antes programada para o dia 28 de fevereiro de 2021, agora o evento acontecerá no dia 25 de abril.

Vale lembrar que na história do Oscar, o adiamento da cerimônia aconteceu apenas três vezes: em 1938, por conta de uma inundação em Los Angeles; em 1968, depois do assassinato de Martin Luther King Jr.; e em 1981, por causa da tentativa de assassinato ao presidente americano Ronald Reagan.

A nova data, transferida para abril de 2021 por conta da pandemia de Covid-19, traz também outras mudanças, como: o período de elegibilidade foi prorrogado até 28 de fevereiro, uma lista com os pré-selecionados sai no dia 9 de fevereiro e as indicações serão anunciadas no dia 15 de março.

O prazo de inscrição para as categorias especiais (animação, documentário, filme internacional e curtas-metragens) vai até 1º de dezembro de 2020. Já o prazo de inscrição para categorias gerais, incluindo melhor filme, trilha sonora e canção original, vai até 15 de janeiro de 2021. Agora, um filme deve ter uma data de lançamento qualificada entre 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. Além disso, o Museu da Academia também mudou a data de sua inauguração e abrirá para o público no dia 30 de abril.

oliviajoaquinoscarOlivia Colman entrega o Oscar de melhor ator para Joaquin Phoenix.

“Há mais de um século, os filmes têm desempenhado um papel importante nos confortando, inspirando e entretendo nos momentos mais sombrios. Eles certamente farão isso este ano. Nossa esperança, ao estender o período de elegibilidade e a data de entrega dos prêmios, é fornecer a flexibilidade necessária para que os cineastas finalizem e lancem seus filmes sem serem penalizados por algo além do controle de qualquer pessoa. Este próximo Oscar e a abertura do nosso novo museu marcarão um momento histórico, reunindo fãs de cinema ao redor do mundo para se unirem através do cinema”, disseram David Rubin, presidente da Academia, e Dawn Hudson, CEO da Academia, em comunicado oficial.

O calendário do Oscar 2021 agora fica assim: a votação preliminar acontecerá entre os dias 1º e 5 de fevereiro de 2021; as shortlists serão anunciadas no dia 9 de fevereiro e as votações para a escolha dos indicados começará no dia 5 de março e vai até o dia 10; a lista oficial com os indicados será anunciada no dia 15 de março e o tradicional almoço com os concorrentes acontecerá no dia 15 de abril; a votação final começará no dia 15 de abril e vai até o dia 20; e a cerimônia acontecerá no dia 25 de abril no Dolby Theatre, em Hollywood.

A apresentação dos prêmios científicos e técnicos da Academia, agendada para o dia 20 de junho, foi adiada e uma nova data será definida. A entrega do Oscar honorário não ocorrerá nesse outono e outras informações sobre a cerimônia do Governors Awards e homenageados será anunciada em breve.

Além dessas novidades, a Academia também anunciou outras informações importantes nesta semana, como a iniciativa de equidade e inclusão com a intenção de promover uma diversidade na indústria do entretenimento e aumentar a representação entre seus membros. Com isso, para a 94ª edição, a categoria de melhor filme voltará a ter dez indicados, ao invés de um número flexível. E mais: a Academia ampliará a exposição de cada filme elegível para garantir que sejam vistos por todos os votantes.

Fotos: Richard Harbaugh/Getty Images.

Comentários