Agnès Varda e outras personalidades do cinema recebem o Oscar honorário

por: Cinevitor

honorario17Os homenageados da noite.

O Oscar 2018 está marcado para o dia 4 de março, mas, algumas estatuetas douradas já foram entregues, começando pelos vencedores do Oscar honorário. Neste sábado, 11/11, aconteceu a cerimônia do Governors Awards, prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood destinado às pessoas de destaque na indústria do cinema.

O primeiro homenageado que subiu ao palco foi o diretor de fotografia Owen Roizman, indicado ao Oscar cinco vezes, por: Operação França (1971), O Exorcista (1973), Rede de Intrigas (1976), Tootsie (1982) e Wyatt Earp (1994). Emocionado, disse: “Sou grato por todos esses maravilhosos colaboradores que tive ao longo dos anos e que contribuíram para a composição, foco, iluminação e movimento do meu trabalho”.

Nascida na Bélgica e radicada na França, Agnès Varda ficou conhecida pelos documentários e pela maneira como aborda questões sociais relevantes, como o feminismo, em seus filmes. No palco, recebeu o Oscar honorário das mãos de Angelina Jolie, que disse: “Seus filmes possuem um toque hábil e original”. Em um discurso divertido, Varda agradeceu aos seus colegas da indústria francesa, sua família e relembrou, com alegria, quando acordava antes do amanhecer, na França, para assistir ao Oscar.

vardajolieVarda aproveitou a ocasião e dançou com Angelina Jolie no palco.

Em uma ocasião rara, um Prêmio Especial foi apresentado a uma conquista única que ajudou a transmitir a linguagem do cinema: Carne y Arena, uma instalação imersiva de realidade virtual sobre a angustiante experiência de imigração para os Estados Unidos. A ideia do diretor Alejandro González Iñárritu, do diretor de fotografia Emmanuel Lubezki e da produtora Mary Parent foi aclamada pelo cineasta Gregory Nava: “É um argumento convincente para não construir paredes de ódio e de medo e, sim, para construir pontes de compaixão e compreensão”. Iñárritu subiu ao palco para receber o Oscar especial e dedicou o prêmio para os artistas e técnicos que tornaram possível este novo tipo de experiência cinematográfica.

A cineasta americana Ava DuVernay subiu ao palco para entregar o Oscar honorário para Charles Burnett, que se destacou no cinema independente ao retratar com realismo as famílias negras americanas. Em seu discurso, Burnett lembrou de quando estava na UCLA e as pessoas de cor eram muito menos visíveis, e lá, encontrou um lugar que lhe dava acesso a excelentes professores e um diálogo aberto sobre como contar histórias em filmes abordando a mudança social fora do sistema de Hollywood.

charleshonorarioCharles Burnett durante o discurso.

O último homenageado da noite a receber o prêmio honorário foi o ator Donald Sutherland, que atuou em diversas produções, entre elas: M.A.S.H (1970), O Clube dos Cafajestes (1978), Orgulho e Preconceito (2005) e quatro filmes da franquia Jogos Vorazes. Sutherland recebeu homenagens de Whoopi GoldbergColin Farrell, Ron Meyer e Jennifer Lawrence. No palco, discursou emocionado: “Isso é muito importante para mim. É para a minha família. É um sentimento refrescante que vai demorar muito além dessa noite mágica com uma série de pioneiros de filmes que continuarão a influenciar as próximas gerações”.

Clique aqui e saiba mais sobre os vencedores do Oscar honorário 2017, também conhecido como Governors Awards.

Fotos: Invision/AP/Divulgação.

Comentários