Diretor: Asif Kapadia
Elenco: Amy Winehouse, Lauren Gilbert, Juliette Ashby, Nick Shymansky, Tyler James, Guy Moot, Chris Taylor, Nick Gatfield, Ian Barter, Garry Mulholland, Jonathan Ross, Janis Winehouse, Mitch Winehouse, Sam Beste, Bobby Womack, Salaam Remi, Yasiin Bey, Phil Meynell, Pete Doherty, Blake Fielder-Civil, Lucian Grainge, Raye Cosbert, Mark Ronson, Darcus Beese, Cynthia Winehouse, Russell Brand, Alex Clare, David Letterman, Jay Leno, Monte Lipman, Chip Somers, Natalie Cole, Tony Bennett, Graham Norton, Blake Wood, Shomari Dilon, Ahmir-Khalib Thompson, Cristina Romete, Dale Davis.
Ano: 2015
Sinopse: Amy traz às telas a trajetória da cantora vencedora de seis prêmios Grammy em suas próprias palavras, expondo tanto sua vida pessoal, como sua trajetória profissional. Reunindo vídeos caseiros, entrevistas com pessoas próximas e faixas inéditas, o documentário analisa sua rápida ascensão à fama e os motivos que a levaram à autodestruição e consequentemente à morte, aos 27 anos de idade.
Crítica do CINEVITOR: Em 2010, o documentário Senna, dirigido por Asif Kapadia, emocionou espectadores do mundo todo ao mostrar a vida do piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna. Agora, o cineasta volta com novas emoções ao contar a história da talentosa cantora Amy Winehouse, que morreu em julho de 2011, aos 27 anos, devido o consumo abusivo de álcool. No documentário, acompanhamos o nascimento de uma estrela, desde a gravação de seu primeiro álbum até os tristes momentos finais de sua vida conturbada. Por meio de vídeos pessoais, fotos e depoimentos de pessoas próximas, como o pai, a mãe, amigos e o ex-marido, conhecemos uma garota frágil que buscava a felicidade em suas músicas, mesmo quando escritas em momentos difíceis. Situações alegres e emocionantes, como o encontro com o ídolo Tony Bennett e a premiação do Grammy, são intercaladas com momentos tristes que mostram uma Amy Winehouse sem controle, perdida em meio às drogas e o álcool. Além disso, Asif Kapadia também aborda a relação desgastante da cantora com a imprensa, que era capaz de fazer qualquer coisa para conseguir uma notícia ou uma foto. A música também marca presença constante em Amy, claro. Com imagens de shows, apresentações em programas de TV e bastidores de gravações em estúdio, somos embalados por Back To Black, Love Is A Losing Game, Rehab, Valerie, entre outros tantos sucessos da cantora. Mas, além das músicas de Winehouse, a trilha sonora composta pelo brasileiro Antonio Pinto, de Central do Brasil, também emociona e se encaixa perfeitamente na trama. Com uma ampla e dedicada pesquisa sobre a cantora, o diretor nos entrega um documentário sincero, sem apelar para o sensacionalismo, destacando diversas fases de Amy, narradas por quem a conhecia de verdade. Em meio a tantas recordações, Amy também funciona como uma bela homenagem à uma grande cantora que ainda tinha muito a oferecer. As luzes do palco se apagaram, mas o legado de Amy Winehouse e sua poderosa voz ficarão para sempre em nossas memórias. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: