Angelo Defanti, diretor de O Clube dos Anjos, fala sobre o filme exibido no 50º Festival de Gramado

por: Cinevitor
Equipe do filme no tapete vermelho.

Exibido no sábado, 13/08, segundo dia do 50º Festival de Cinema de Gramado, O Clube dos Anjos, dirigido por Angelo Defanti e baseado na obra de Luis Fernando Verissimo, se destacou na mostra competitiva de longas-metragens brasileiros.

A programação no Palácio dos Festivais contou também com os curtas-metragens Último Domingo, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão, e Benzedeira, de Pedro Olaia e San Marcelo; além do longa estrangeiro 9, uma coprodução entre Uruguai e Argentina, com direção de Martín Barrenechea e Nicolás Branca. A noite também foi marcada pela entrega do troféu Oscarito para o ator Marcos Palmeira.

Em O Clube dos Anjos, primeiro longa de Defanti, sete amigos se encontram mensalmente desde a juventude para comer picadinho. Ao longo dos anos, o grupo viu as reuniões passarem de rituais de poder para encontros de lamentações. Acabar com o compromisso seria uma solução, mas um misterioso chef surge oferecendo banquetes majestosos e nenhum deles poderá resistir.

Gastronomia é a metáfora que serve de alicerce para falar sobre o lugar dos homens no mundo atual e sobre o retrato da masculinidade no cinema, que não pode permanecer o mesmo de anos atrás. Usando a ironia como arma, o filme faz com que os integrantes desse grupo percebam suas existências precárias e enxerguem a vida por uma perspectiva diferente.

Produzido por Sara Silveira e Bárbara Defanti, com fotografia de Rui Poças e montagem de Livia Arbex, o filme traz Otavio Muller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra, Ângelo Antônio, César Mello, Samuel de Assis e António Capello no elenco.

Para falar mais sobre O Clube dos Anjos, conversamos com o diretor no dia seguinte à exibição. Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto.

Comentários