Fantastic Beasts and Where to Find Them
Diretor: David Yates
Elenco: Eddie Redmayne, Katherine Waterston, Dan Fogler, Colin Farrell, Alison Sudol, Gemma Chan, Ezra Miller, Zoë Kravitz, Ron Perlman, Samantha Morton, Jon Voight, Carmen Ejogo, Christine Marzano, Lucie Pohl, Chloe de Burgh, Jenn Murray, Ronan Raftery, Jorge Leon Martinez, Kamil Lemieszewski, Lobna Futers, Kevin Guthrie, Flor Ferraco, Karl Farrer, Sean Cronin, Anthony J Sacco, Akin Gazi, Josh Cowdery, Walles Hamonde, Peter Breitmayer, Solomon Taiwo Justified, Abigayle Honeywill, Adam Lazarus, Christian Dixon, Fanny Carbonnel, Johnny Depp.
Ano: 2016
Sinopse: Newt Scamander é um notável bruxo magizoologista que chega a Nova York para encontrar e documentar criaturas mágicas. Ele carrega uma maleta cheia de animais mágicos coletados durante suas viagens pelo mundo, até que as criaturas acabam fugindo de sua mala. Agora, terá que usar suas habilidades para capturá-las.
Crítica do CINEVITOR: Se você é fã das aventuras de Harry Potter ou pelo menos leu os livros e assistiu aos filmes da franquia, sabe que Animais Fantásticos e Onde Habitam é um livro, escrito pelo bruxo Newt Scamander, que faz parte do material didático dos alunos de Hogwarts. Agora, depois de cinco anos de Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, último filme sobre o jovem feiticeiro mais famoso dos últimos tempos, chega aos cinemas uma adaptação desse livro, comandada por David Yates, diretor dos últimos quatro filmes da saga, com a estreia de J.K. Rowling, autora das histórias que fizeram sucesso nas livrarias, como roteirista. Porém, vale ressaltar que o longa não é uma continuação das histórias de Harry Potter, pois se passa anos antes do nascimento dele. Sendo assim, Animais Fantásticos e Onde Habitam surge com muitas novidades, mesmo transitando em um território já conhecido. As magias, os trouxas, as criaturas fantásticas e as varinhas continuam em cena, mas Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley, por exemplo, nem são mencionados. Faz sentido, já que a história antecede os acontecimentos inesquecíveis dos jovens bruxas na Escola de Magia. São poucas as referências dessa época, mas a essência continua presente. Aqui, Eddie Redmayne interpreta o protagonista que chega a Nova York com uma mala cheia de animais mágicos, que fogem e se espalham pela cidade. Para recuperá-los contará com a ajuda de novos amigos, entre eles, Jacob Kowalski, interpretado pelo ótimo Dan Fogler. O elenco é um dos destaques do filme, que conta com atuações elogiáveis de Katherine Waterston, Ezra Miller e de Colin Farrell; este, aliás, com uma forte presença em cena. Os efeitos visuais também não decepcionam e ao desenrolar da história nos deparamos com muitos feitiços e criaturas esquisitas que preenchem a telona com muita fantasia. Para acompanhar o tom sombrio da trama, ainda que mais suave que os filmes da franquia Potter, James Newton Howard compõe uma harmoniosa trilha sonora que se encaixa no ritmo da aventura, sem exageros musicais para forçar alguma sensação no espectador. É o roteiro de Animais Fantásticos e Onde Habitam que deixa um pouco a desejar. Se no início sente-se falta de uma história central, no meio do caminho alguns acontecimentos arrastados surgem com a intenção de preencher lacunas vazias e empurrar a história para o seu grand finale. Ainda assim, o filme entretém e deve agradar todos os públicos, principalmente os fãs de Harry Potter. Os bruxos e os trouxas voltam a interagir, com direito a muita magia e aventuras. Assim como sempre foi (e será) em Hogwarts. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: