Nocturnal Animals
Diretor: Tom Ford
Elenco: Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Aaron Taylor-Johnson, Isla Fisher, Ellie Bamber, Armie Hammer, Jena Malone, Karl Glusman, Robert Aramayo, Laura Linney, Andrea Riseborough, Michael Sheen, India Menuez, Imogen Waterhouse, Franco Vega, Zawe Ashton, Evie Pree, Beth Ditto, Graham Beckel, Neil Jackson, Lee Benton, Kristin Bauer van Straten, Sydney Schafer, Evan Bittencourt, Janet Song, Moose Ali Khan, Evan Charles, Bryan Cruz, Jason J Lai, Kerstin Lechner.
Ano: 2016
Sinopse: Susan é uma negociante de arte de Los Angeles que vive uma vida privilegiada, mas incompleta, ao lado de seu marido Hutton Morrow. Em um final de semana em que Hutton deve partir para uma de suas frequentes viagens de negócios, ela recebe um pacote inesperado: um livro escrito por seu ex-marido, Edward, e dedicado a ela. Uma publicação violenta e desoladora. Baseado no romance Tony & Susan, de Austin Wrigh.
Crítica do CINEVITOR: Tom Ford sempre foi conhecido como um dos nomes mais aclamados da moda. Seu trabalho como estilista fazia muito sucesso nas vitrines e passarelas do mundo fashion, quando, em 2009, resolveu se aventurar em outra área. Lançou o delicado e elogiável Direito de Amar, seu primeiro longa-metragem, que lhe rendeu críticas positivas e diversos prêmios. Seis anos depois de seu début na sétima arte, ele volta a impressionar nas telonas com o suspense dramático Animais Noturnos, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza. A narrativa, construída a partir de três histórias paralelas que possuem ligações, traz personagens intensos e misteriosos. Amy Adams, impecável da cabeça aos pés, interpreta uma negociante de arte acostumada a conviver com luxo e conforto. Sem um fio de cabelo fora do lugar, a atriz entrega uma atuação forte e poderosa ao dar vida a uma mulher melancólica que traz uma certa tristeza no olhar. Sua vida íntima não é lá grandes coisas; seu casamento anda disperso e tudo ao seu redor, ainda que chique e estiloso, não preenche o vazio angustiante que carrega em si. Quando recebe a cópia do livro escrito por seu ex-marido e começa a lê-lo, muitas memórias vêm à tona e o filme inicia seu vai e vem entre passado, presente e ficção. Para acompanhar o ritmo tenso da trama, Animais Noturnos apresenta um visual deslumbrante e sombrio. Aqui, a elegância de Tom Ford ultrapassa as passarelas e alcança a telona com uma estética moderna e visualmente bela em que nada, literalmente, está fora do lugar. Mas a bagunça acontece na mente de suas personagens e logo, com os espectadores. O diretor, que também assina o roteiro, constrói a narrativa em cima de perturbações ao contar uma história dentro da outra. Nesse suspense psicológico, seus protagonistas mergulham em universos brutais carregados de ódio, vingança, violência, justiça e amor, em uma entrega visceral ao passado tentando adaptá-lo para o presente, mesmo que entrelaçados por uma ficção. Assim como Amy Adams, Jake Gyllenhaal e Michael Shannon também se destacam no elenco, com uma presença marcante em cena. Animais Noturnos traz uma beleza vazia carregada de sensações que levam o espectador e suas personagens a uma reflexão profunda sobre suas atitudes diante de decisões complexas. Tom Ford, mais uma vez, realiza um belo trabalho atrás das câmeras. (Vitor Búrigo)
*Filme assistido na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
Nota do CINEVITOR: