Antonio Pinto fala sobre Amy, que será exibido no 20º Cultura Inglesa Festival

por: Cinevitor

amydocfestivalAmy Winehouse: documentário premiado.

Até o dia 8 de junho, 15 filmes serão exibidos na programação do 20º Cultura Inglesa Festival. Na mostra British Film Invasion, o público poderá conferir obras que vão desde a década de 1960 até os dias atuais, com filmes que retratam personalidades icônicas do Reino Unido.

Na segunda-feira, 06/06, às 21h, no Caixa Belas Artes, será exibido o documentário Amy, dirigido por Asif Kapadia. Vencedor de muitos prêmios, incluindo o Oscar de melhor documentário, o filme conta com a participação de um brasileiro na equipe: Antonio Pinto, responsável pela trilha sonora de grandes sucessos do cinema nacional, como: Central do Brasil, Abril Despedaçado, Cidade de Deus, entre outros.

Antonio, que é filho do cartunista Ziraldo e irmão da cineasta Daniela Thomas, começou a se interessar por música na adolescência. “Quando me mudei para os Estados Unidos, tive a oportunidade de assistir à ópera Einstein on the beach, do Philip Glass. Fiquei encantado com a orquestra”, disse o compositor em entrevista ao CINEVITOR.

antoniopintocinevitorO compositor Antonio Pinto.

Seu primeiro longa-metragem como compositor foi Menino Maluquinho – O Filme. Mas, antes disso, compôs a trilha do curta-metragem Socorro Nobre, de Walter Salles, e colaborou na trilha de Terra Estrangeira, assinada por José Miguel Wisnik, e dirigido por sua irmã ao lado de Walter Salles.

Além do sucesso no Brasil, Antonio também ganhou destaque ao redor do mundo por seu trabalho em filmes como Colateral, O Senhor das Armas, Um Astro em Minha Vida, A Estranha Perfeita, entre outros. Em 2008, foi indicado ao Globo de Ouro de melhor canção original, ao lado da cantora Shakira, pela música Despedida, do filme O Amor nos Tempos do Cólera, de Mike Newell.

colateralcenaTom Cruise e Jamie Foxx em cena do filme Colateral.

Trabalhou com Asif Kapadia pela primeira vez no documentário Senna, sobre o piloto brasileiro de Fórmula 1 Ayrton Senna. A parceria deu certo e os dois voltaram a se encontrar em Amy, documentário sobre a cantora britânica que morreu em julho de 2011: “Amy foi uma grande artista”, disse Antonio. E completou: “Este documentário é mais parecido com uma ficção. É uma história contada com imagens reais, não é aquele filme só com depoimentos”.

Antonio falou como foi seu processo de criação para realizar a trilha sonora de Amy: “É uma trilha mais emocional, já que é um documentário sobre uma cantora e suas músicas também estão ali. A minha ideia foi partir para algo mais íntimo”, finalizou.

Clique aqui para saber as datas e os horários dos filmes que serão exibidos na programação do 20º Cultura Inglesa Festival.

Comentários