Emoção: Rocco Pitanga entrega o troféu para o pai, Antonio Pitanga.
Na noite desta quinta-feira, 09/08, o Cineteatro São Luiz recebeu mais um convidado ilustre: o ator Antonio Pitanga foi homenageado com o troféu Eusélio Oliveira, entregue anualmente pelo Cine Ceará a grandes personalidades da cultura e do cinema.
Sua estreia no cinema aconteceu em 1960, com Bahia de Todos os Santos, de Trigueirinho Neto, e, desde lá, o ator participou de mais de 60 produções. A convivência com grandes diretores do Cinema Novo também despertou a vontade de dirigir filmes, concretizada em 1978, com Na Boca do Mundo.
Nascido em 1939, na cidade de Salvador, Pitanga, ainda estudante, exerceu diversas profissões: alfaiate, sapateiro, gráfico e carteiro, até chegar ao mundo das artes pelo movimento Cinema Novo, no qual se tornou um dos atores preferidos de Glauber Rocha, com quem trabalhou em Barravento, Câncer e A Idade da Terra. A partir de então, seu caminho estaria definitivamente vinculado aos movimentos culturais do Brasil e sua figura de ator estaria ligada a grandes diretores brasileiros.
Pai e filho em noite emocionante.
Teve uma longa carreira na televisão, em novelas e minisséries, além de atuar em curtas-metragens. Trabalhou na Europa, África, Ásia e América Latina. Recebeu diversos prêmios e troféus como o Candango de melhor ator coadjuvante, no Festival de Brasília, por A Grande Cidade, em 1966, e o prêmio de melhor ator em filme colombiano no Festival de Bogotá, por La mansión de Araucaima, em 1986. No ano passado teve sua história retratada no documentário Pitanga, dirigido por Beto Brant e pela filha Camila Pitanga.
No palco do Cineteatro São Luiz recebeu o troféu das mãos do filho Rocco Pitanga, também ator. Em seu discurso, relembrou colegas com quem trabalhou, falou sobre cultura, elogiou o cinema brasileiro e se emocionou com o carinho da plateia: “Nessa noite generosa eu só quero agradecer. Obrigado pelo carinho”, disse.
Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem a Antonio Pitanga no 28º Cine Ceará:
Fotos: Thiago Gaspar.