Emocionado: Antonio Pitanga apresenta documentário.
A noite de sábado, 22/10, foi de muita emoção na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo com a exibição do documentário Pitanga, que mostra encontros e reencontros de Antonio Pitanga com amigos, família, ex-namoradas, cineastas, músicos e outros companheiros de vida e profissão. Dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, o filme retorna ao tempo e revisita a obra do ator, investigando o seu percurso estético, político e existencial, que foi destaque no momento de maior inquietação artística do cinema brasileiro, o Cinema Novo.
Antes do filme, a diretora da Mostra, Renata de Almeida, entregou para Antonio Pitanga o Prêmio Leon Cakoff em homenagem à sua carreira, que conta com mais de 50 filmes, além de séries para a televisão e novelas: “Esse documentário nos ensina tanto sobre a vida e sobre o nosso cinema”, disse Renata. Ovacionado pelo público presente, Pitanga fez um discurso emocionante ao lado do diretor Beto Brant e da equipe do filme.
Além do documentário, serão exibidos os clássicos Barravento, de Glauber Rocha (1962) e A Grande Cidade (1966), de Cacá Diegues, protagonizados por Pitanga.
Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem e da apresentação do filme Pitanga:
Pitanga terá mais duas sessões na 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Para saber os horários, as datas e os locais das exibições, clique aqui.
Acompanhe nossa cobertura do evento pelo site e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Mario Miranda/Ag. Foto.