Sonia Braga: protagonista e atuação elogiada.
O Sydney Film Festival 2016 começou no dia 08/06 e terminou neste domingo, 19/06, com o anúncio dos vencedores. O brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito o melhor filme da competição e levou o prêmio de 63 mil dólares do festival: “O júri foi unânime em sua admiração de uma competição forte este ano, e deseja premiar Kleber Mendonça Filho como o merecedor do Prêmio de Melhor Filme por Aquarius, que é um atraente e relevante discurso sobre o Brasil contemporâneo, e a capacidade de uma pessoa defender o que ela acredita. Kleber criou um filme que é, ao mesmo tempo político e pessoal, espirituoso, sexy e divertido. Um filme de verve e inteligência naturais. No coração do filme está a performance impressionante e destemida de Sonia Braga como uma personagem sem medo, resistindo à pressão da família e do mundo corporativo”, disse Simon Field, presidente do júri, em comunicado oficial.
O documentário In the Shadow of the Hill, uma coprodução Austrália e Brasil, dirigido por Dan Jackson, que mostra moradores da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, em busca de justiça por Amarildo, um homem que eles acreditam ter sido assassinado pela polícia, recebeu o prêmio de melhor documentário australiano. O caso teve grande repercussão na mídia mundial, em 2013, quando Amarildo de Souza sumiu após ser levado por policiais militares para ser interrogado na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) durante a Operação Paz Armada de combate ao tráfico na comunidade.
Goran Stolevski foi eleito o melhor diretor pelo curta-metragem You Deserve Everything e o prêmio de melhor animação ficou com The Crossing, dirigido por Marieka Walsh.
Assista ao trailer do documentário In the Shadow of the Hill: