Bárbara Colen em cena de Bacurau: filme brasileiro selecionado.
Conhecido como uma das principais portas de entrada para filmes de prestígio internacional no mercado norte-americano, o New York Film Festival acaba de anunciar os filmes selecionados para sua 57ª edição, que acontecerá entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro.
Premiado no Festival de Cannes, Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, foi selecionado para a principal mostra do festival, a Main Slate. Será a première norte-americana do longa, que já tem distribuição comercial nos EUA e no Canadá. Além disso, duas coproduções brasileiras também estão na lista: O Traidor, de Marco Bellocchio, baseado na história real de Tommaso Buscetta, com com Pierfrancesco Favino e Maria Fernanda Cândido e produzido por Caio e Fabiano Gullane; e Wasp Network, de Olivier Assayas, produzido pela RT Features, de Rodrigo Teixeira, com Wagner Moura, Gael García Bernal e Penélope Cruz no elenco.
Neste ano, o filme de abertura será o aguardado O Irlandês, de Martin Scorsese, com Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci no elenco. Motherless Brooklyn, de Edward Norton, será o filme de encerramento. Esta edição, que exibirá longas de 17 países, tem o pôster assinado por Pedro Almodóvar, cujo filme Dor e Glória está na seleção.
Conheça os filmes selecionados para o NYFF 2019:
O Irlandês (The Irishman), de Martin Scorsese (filme de abertura) (EUA)
Marriage Story, de Noah Baumbach (Centerpiece) (EUA)
Motherless Brooklyn, de Edward Norton (filme de encerramento) (EUA)
Atlantics: A Ghost Love Story (Atlantique), de Mati Diop (França/Senegal/Bélgica)
Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (Brasil)
Beanpole (Dylda), de Kantemir Balagov (Rússia)
Fire Will Come (O que Arde), de Oliver Laxe (Espanha/França/Luxemburgo)
First Cow, de Kelly Reichardt (EUA)
A Girl Missing (Yokogao), de Koji Fukada (Japão)
I Was at Home, But… (Ich war zuhause, aber), de Angela Schanelec (Alemanha/Sérvia)
Liberté, de Albert Serra (França/Portugal/Espanha)
Martin Eden, de Pietro Marcello (Itália/França/Alemanha)
The Moneychanger (Así habló el cambista), de Federico Veiroj (Uruguai/Argentina/Alemanha)
Oh Mercy! (Roubaix, une lumière), de Arnaud Desplechin (França)
Dor e Glória, de Pedro Almodóvar (Espanha)
Parasite (Gisaengchung), de Bong Joon-ho (Coreia do Sul)
Retrato de uma Jovem em Chamas (Portrait de la jeune fille en feu), de Céline Sciamma (França)
Saturday Fiction, de Lou Ye (China)
Sibyl, de Justine Triet (França/Bélgica)
Synonymes, de Nadav Lapid (França/Israel/Alemanha)
To the Ends of the Earth (Tabi no Owari Sekai no Hajimari), de Kiyoshi Kurosawa (Japão/Uzbequistão/Qatar)
O Traidor (Il traditore), de Marco Bellocchio (Itália/França/Brasil/Alemanha)
Varda por Agnès, de Agnès Varda (França)
Vitalina Varela, de Pedro Costa (Portugal)
Wasp Network, de Olivier Assayas (França/Espanha/Bélgica/Brasil)
The Whistlers (La Gomera), de Corneliu Porumboiu (Romênia/França/Alemanha/Suécia)
The Wild Goose Lake (Nan Fang Che Zhan De Ju Hui), de Diao Yinan (China/França)
Young Ahmed (Le jeune Ahmed), de Jean-Pierre e Luc Dardenne (Bélgica/França)
Zombi Child, de Bertrand Bonello (França)
Foto: Victor Jucá.