Simone Spoladore em O Livro dos Prazeres: melhor atuação.
Foram anunciados neste sábado, 27/03, os vencedores da 22ª edição do BAFICI, Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, considerado um dos mais importantes da América Latina por destacar o cinema independente.
A cerimônia de premiação foi realizada na Usina del Arte com a presença de Javier Porta Fouz, diretor artístico do festival, ao lado da equipe de programadores, e transmitida pelo site oficial. O BAFICI 2021, depois de um ano marcado pelo distanciamento social e isolamento, proporcionou um reencontro do público com o cinema. Além de algumas sessões presenciais, quase toda a programação ficou disponível em formato on-line.
O cinema brasileiro, que estava representado por diversas obras, se destacou na premiação. O documentário baiano O Amor Dentro da Câmera, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov, que narra a história de Orlando e Conceição Senna, recebeu Menção Especial do Júri Oficial da Mostra Competitiva Internacional e também da Asociación Católica Mundial para la Comunicación.
Na Competição Americana, as atrizes brasileiras Ayla Gresta e Simone Spoladore empataram na categoria de melhor atuação por seus trabalhos em Ainda Temos a Imensidão da Noite, de Gustavo Galvão, e O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy (que também recebeu Menção Especial do júri), respectivamente.
Neste ano, o time de jurados foi formado por: Ricardo Bedoya, Anahí Berneri, Olivia Cooper-Hadjain, Gonzalo García Pelayo e Cristián Sánchez na Competição Internacional; Kristyna Balaban, Ilaria Chiesa, Kim Krizan, Jota (Los Planetas) e Camila Sosa Villada na Competição Americana; e a brasileira Ilda Santiago (Festival do Rio), Élise Labbe, Jaime Manrique, Kris Niklison e Tim Redford na Competição Argentina. O júri da FIPRESCI, Federação Internacional de Críticos de Cinema, contou também com a participação da crítica brasileira Neusa Barbosa, do site Cineweb.
Conheça os vencedores do BAFICI 2021:
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | JÚRI OFICIAL
Melhor Filme (longa-metragem): O Nariz ou a Conspiração dos Dissidentes (Nos ili zagovor netakikh), de Andrey Khrzhanovskiy (Rússia)
Menção Especial: O Amor Dentro da Câmera, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov (Brasil)
Grande Prêmio: Mi última aventura, de Ezequiel Salinas e Ramiro Sonzini (Argentina)
Melhor Direção: Amalia Ulman, por El Planeta
Melhor Atuação: Elisa Carricajo, por Bahía Blanca
Menção Especial | Atuação: Amalia Ulman e Ale Ulman, por El Planeta
Melhor Filme (curta-metragem): Catavento, de João Rosas (Portugal)
Menção Especial: Hide, de Daniel Gray (Francia/Hungría/Canadá)
COMPETIÇÃO AMERICANA | JÚRI OFICIAL
Melhor Filme (longa-metragem): Vacío, de Paul Venegas (Equador/Uruguai)
Menção Especial: O Livro dos Prazeres, de Marcela Lordy (Brasil/Argentina)
Grande Prêmio: Cosas que no hacemos, de Bruno Santamaría Razo (México)
Melhor Direção: Eduardo Giralt Brun e Emmanuel Massú, por Los plebes
Melhor Atuação (empate): Ayla Gresta, por Ainda Temos a Imensidão da Noite, e Simone Spoladore, por O Livro dos Prazeres
Melhor Filme (curta-metragem): Blanes esquina Müller, de Nicolás Botana (Uruguai)
COMPETIÇÃO ARGENTINA | JÚRI OFICIAL
Melhor Filme (longa-metragem): Que Será del Verano?, de Ignacio Ceroi
Grande Prêmio: Implosión, de Javier Van de Couter (Argentina/Chile)
Melhor Filme (curta-metragem) (empate): Fabián Canta, de Diego Crespo, e Ob Scena, de Paloma Orlandini Castro
Melhor Direção: Jonathan Perel, por Responsabilidade Empresarial
Melhor Atuação: Ana Katz, por Fabián Canta
OUTROS PRÊMIOS
PRÊMIO FIPRESCI
Melhor Filme | Competição Americana: Directamente para Video, de Emilio Silva Torres (Uruguai/Argentina)
PRÊMIO FLOW | CINEMA ARGENTINO
Melhor longa-metragem: Una casa sin cortinas, de Julián Troksberg
Melhor curta-metragem: Fabián Canta, de Diego Crespo
PRÊMIO GONG PRODUCCIONES ARGENTINA
Melhor Filme de Estreia: Rancho, de Pedro Speroni
PRÊMIO FEISAL (Federación de Escuelas de la Imagen y el Sonido de América Latina)
*Cineastas latino-americanos até 35 anos
Melhor longa-metragem: El Planeta, de Amalia Ulman (Espanha)
Menção Especial: Cosas que no hacemos, de Bruno Santamaría Razo (México)
PRÊMIO ACCA (Asociación de Cronistas Cinematográficos de la Argentina)
Melhor Filme | Competição Argentina: Algo se Enciende, de Luciana Gentinetta
PRÊMIO ASA (Asociación Argentina de Sonidistas Audiovisuales) + Equaphone
Melhor Desenho de Som: Canal 54, por Mercedes Gaviria
Menção Especial: Moacir y yo, por Ana Mouriño
PRÊMIO ADF (Asociación Argentina de Autores de Fotografía Cinematográfica)
Melhor Fotografia: Dopamina, por Laura Imery Almario
PRÊMIO SIGNIS (Asociación Católica Mundial para la Comunicación)
Melhor longa-metragem | Competição Internacional: Mari, de Adriana Yurcovich e Mariana Turkieh (Argentina)
Menção Especial: O Amor Dentro da Câmera, de Jamille Fortunato e Lara Beck Belov (Brasil)
PRÊMIO SAE + EDA (Sociedad Argentina de Editores Audiovisuales + Asociación Argentina de Editores Audiovisuales)
Melhor Montagem (longa-metragem) | Competição Argentina: Cuando la primavera se escapa, se libera el sueño, por Clara Frías e Benjamín Ellenberger
PRÊMIO AADA (Asociación Argentina de Directores de Arte de la Industria y Medios Audiovisuales)
Melhor Direção de Arte: Bahía Blanca, por Guillermo Beluzo, Cecilia Taybo e Renata Montalbano
PRÊMIO BAFC + APPLAA (Buenos Aires Film Commission + Asociación de Productoras y Productores de Locaciones Audiovisuales en Argentina)
Melhor Desenho de Locação | Competição Argentina: Implosión, de Javier Van de Couter
Foto: Wladimir Fontes.