Mateus Almada e Maurício Barcellos: protagonistas.
Na noite de sexta-feira, 30/10, o filme Beira-Mar, dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, foi exibido pela primeira vez na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa, protagonizado por Mateus Almada e Maurício Barcellos, fala sobre temas presentes no universo da juventude, como amizade e sexualidade.
Exibido no Festival de Berlim e premiado no Festival do Rio deste ano, Beira-Mar, que estreia no dia 5 de novembro, conta a história de Martin e Tomaz, dois jovens que viajam para o litoral gaúcho em pleno inverno e passam um fim de semana imersos em um universo próprio. Alternando entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.
Após a exibição do filme na Mostra de Cinema de São Paulo, os diretores participaram de um debate com o público, acompanhados dos protagonistas: “Beira-Mar é um filme sobre dois amigos. Cada um conhecendo um pouco mais do outro. A gente quis muito que a narrativa fosse conduzida por isso, por essas descobertas em relação um ao outro. Começamos sem saber nada sobre aqueles dois personagens e pouco a pouco vamos descobrindo coisas sobre eles, mais ou menos na mesma intensidade, com a mesma clareza que um descobre sobre o outro”, disse Marcio Reolon.
Diretores e elenco durante o debate.
“Um ponto interessante é que decidimos rodar o filme em ordem: primeiro dia, primeira cena; segundo dia; segunda cena; e assim por diante. Consequentemente, isso acaba ficando bem registrado no filme. Esse desenvolvimento da situação fez com que tanto os meninos quanto a equipe inteira, ao final do filme, vivessem a mesma trajetória que os personagens viveram”, disse Filipe Matzembacher.
Aperte o play e confira outros momentos do debate:
Beira-Mar terá mais duas sessões na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Para saber os horários, as datas e os locais das exibições, clique aqui.
Acompanhe a nossa cobertura do evento pelo site e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Fotos: João Gabriel de Queiroz e Mario Miranda Filho/Agência Foto.
Texto e vídeo: Vitor Búrigo.