
Foram anunciados nesta sexta-feira, 30/09, no Cine Brasília, os vencedores da oitava edição do BIFF, Festival Internacional de Cinema de Brasília, que comemorou uma década em 2022. O espanhol Ramona, de Andrea Bagney, levou o prêmio de melhor longa-metragem da mostra competitiva.
Com curadoria coordenada por Miguel Barbieri, a programação exibiu cerca de 80 títulos ao longo de oito dias de evento, que aconteceu no Cine Brasília, Complexo Cultural de Planaltina e nos Sesc da 504 sul, Taguatinga, Ceilândia e Gama. Para a diretora do festival, Anna Karina de Carvalho, o BIFF mostrou que, mesmo durante a pandemia o cinema não parou: “Para minha surpresa, foram inscritos nas plataformas mais de 3 mil filmes em vários formatos, onde a comissão de seleção assistiu mais de 800 longas que cumpriram os critérios curatoriais das inscrições. Mostrando que o mundo mesmo diante de uma situação atípica conseguiu produzir essa quantidade de filmes”.
Neste ano, o júri da Mostra Internacional Competitiva foi formado por Ana Flávia Cavalcanti, Camila de Moraes, Henrique Rocha e Marco Altberg, que tiveram a missão de escolher os melhores desta edição entre os dez filmes em competição.
Conheça os vencedores do BIFF 2022:
Melhor Filme: Ramona, de Andrea Bagney (Espanha)
Melhor Direção: Floor Van Der Meulen, por Pink Moon
Melhor Atriz: Lourdes Hernandez, por Ramona
Melhor Ator: Kang Yoon-soo, por Yamabuki
Melhor Roteiro: Corpolítica, escrito por Pedro Henrique França
Prêmio Especial do Júri: Broken Blossoms, de Luisito Agdameu Ignacio (Filipinas)
Prêmio José Carlos Avelar: Umami, de Slony Sow (França/Japão)
Menção Honrosa: Home is Somewhere Else, de Carlos Hagerman e Jorge Villalobos (EUA/México)
BIFF JUNIOR: Opal, de Alain Bidard (França)
Foto: Divulgação.