Diretor: Alejandro González Iñárritu
Elenco: Michael Keaton, Emma Stone, Zach Galifianakis, Edward Norton, Naomi Watts, Andrea Riseborough, Amy Ryan, Lindsay Duncan, Merritt Wever, Frank Ridley, Jeremy Shamos, Katherine O’Sullivan, Damian Young, Clark Middleton, Kenny Chin, Akira Ito, Natalie Gold.
Ano: 2014
Sinopse: Riggan Thomson é um ator que fez muito sucesso no passado ao interpretar o personagem Birdman. Agora, ele tenta voltar aos holofotes ao adaptar um texto de um autor muito conhecido para uma peça da Broadway. Mas, durante os ensaios, as coisas não saem exatamente como ele imaginava e os problemas, tanto pessoais como profissionais, acabam colocando em risco seu novo trabalho.
Comentários do CINEVITOR: Birdman, o novo longa de Alejandro González Iñárritu, que possui ótimos filmes no currículo, supera todos os seus trabalhos anteriores. O filme é ousado, criativo e excitante. A começar pela trilha sonora, que pode ser considerada uma personagem do filme. A música acompanha quase todas as cenas, causando ainda mais tensão na história. A escolha do diretor em filmar como se fosse um plano sequência de duas horas, com cortes quase imperceptíveis, só eleva o clima de suspense e a curiosidade de querer saber o que vai acontecer no próximo instante. A câmera acompanha os atores e suas ações o tempo todo, aproximando o espectador da ficção. O roteiro, com excelentes diálogos reflexivos, conta a história de um ator que no passado fez muito sucesso ao interpretar o personagem Birdman. Anos depois, decidido a voltar a ser o centro das atenções, resolve montar uma peça para a Broadway, com o texto de um autor renomado. E é nesse clima de bastidores que surge Michael Keaton, que no final dos anos 1980 ficou conhecido ao interpretar o Batman nos cinemas e depois sumiu dos holofotes. Sua atuação impecável no longa de Iñárritu marca uma nova fase em sua carreira. Impossível não associar algumas situações do personagem com sua vida pessoal, mas, vale lembrar que tais coincidências não ajudam ninguém a ser um bom ator e, sim, a dedicação e a entrega a um novo trabalho, algo que Michael Keaton fez muito bem. O filme não funcionaria tanto se não tivesse um bom elenco de apoio. Em Birdman, Emma Stone, Edward Norton, Naomi Watts, Andrea Riseborough e Zack Galifianakis também apresentam ótimas atuações. Ao tratar de assuntos tão atuais, que envolvem celebridades inseguras, egos e disputas profissionais no meio artístico, Birdman não deixa de alfinetar, suavemente, esse mundo em que também faz parte, já que é um filme cheio de nomes conhecidos do público e está entre os favoritos de quase todas as premiações. Poderia ter se tornado mais um filme daqueles que criticam a indústria das celebridades com uma história redundante, mas Iñárritu consegue alfinetar seus “colegas” de forma genial, mudando o foco para uma narrativa tensa e fascinante, já que criticar não é o objetivo principal da história, mas sim, mostrar pessoas normais, independente da profissão escolhida, tentando lidar com seus problemas internos. Trazer esses questionamentos e essas incertezas para os bastidores de uma peça, em um roteiro em que os personagens acabam se autoanalisando na frente do espelho de um camarim, foi uma excelente escolha do diretor, pois a mistura de ficção com a vida real está presente a todo momento, inclusive para o espectador, que de vez em quando pode se confundir com o sentimento dos personagens, que ora estão no palco envolvidos no texto, ora estão na coxia reclamando da vida. Às vezes, é difícil conseguir mostrar tantas personalidades em um filme com um ritmo acelerado, mas o diretor consegue despir o personagem, nitidamente, para o espectador. O acúmulo de informações não atropela o desenvolvimento da trama, mesmo com uma câmera perseguindo os personagens o tempo todo. Seria isso uma metáfora aos paparazzi que estão sempre correndo atrás de um famoso para conseguir a melhor foto? Seríamos nós, espectadores, os paparazzi de Birdman? O filme também fascina pela bela fotografia, que emoldura as cenas com uma luz marcante que destaca o acontecimento principal do enquadramento (principalmente nas cenas teatrais). Birdman é muito bom porque desconstrói certos fragmentos de um mundo em que já estamos acostumados a viver e que a imaginação, às vezes, pode ter um papel importante e fundamental nas nossas vidas (e nas dos personagens também). Em Birdman, a arte imita muito mais a vida do que a vida imita a arte. Mas, lembre-se: é apenas um excelente filme que vai te fazer refletir sobre diversas questões. Será que só acontece com a gente aquilo que almejamos? Ou será que no meio do caminho podemos encontrar ajuda para as respostas de nossas incertezas? A insegurança nos persegue, assim como no filme, quando os personagens se preocupam em encontrar o caminho da felicidade, seja nos palcos, no camarim, em um relacionamento ou apenas na frente do espelho. Alejandro González Iñárritu fez um filme diferente e brilhante, com o poder de envolver o espectador em sua ficção da vida real. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: