Cannes 2021: Jodie Foster será homenageada com a Palma de Ouro honorária

por: Cinevitor
Jodie Foster: carreira consagrada e premiada.

O Festival de Cannes 2021, que acontecerá entre os dias 6 e 17 de julho, anunciou nesta quarta-feira, 02/06, que a atriz e produtora norte-americana Jodie Foster será a grande homenageada deste ano com a Palma de Ouro honorária.

Seguindo Jeanne Moreau, Bernardo Bertolucci, Jane Fonda, Jean-Paul Belmondo, Manoel de Oliveira, Jean-Pierre Léaud, Agnès Varda e Alain Delon, Jodie Foster receberá a honraria em reconhecimento por sua brilhante jornada artística e uma personalidade única com um compromisso modesto, mas forte, com algumas das principais questões de nosso tempo. A entrega acontecerá na cerimônia de abertura no Palais des Festivals.

Em comunicado oficial, a atriz declarou: “Cannes é um festival ao qual devo muito, pois mudou completamente a minha vida. Embora já tivesse dirigido antes, minha primeira vez na Croisette foi um momento decisivo para mim. Exibir um dos meus filmes aqui sempre foi um sonho meu. Na verdade, tive várias oportunidades de realizar meu sonho. Cannes é um festival de cinema de cineastas que homenageiam os artistas. E eu agradeço muito isso”.

Em maio de 1976, com apenas 13 anos, Jodie participou do evento para apresentar Taxi Driver, de Martin Scorsese, que levou a Palma de Ouro. Desde então, sua ampla filmografia combinou altos padrões com popularidade; ela dividiu seu tempo entre atuar (em mais de 50 títulos) e dirigir (4 longas-metragens), foi premiada duas vezes no Oscar como melhor atriz (Acusados e O Silêncio dos Inocentes), trabalhou com lendas da indústria como Robert de Niro, Anthony Hopkins, Mel Gibson, Kristen Stewart, Denzel Washington, David Fincher, Robert Zemeckis, Spike Lee (que será o presidente do júri deste ano), Alan Parker e até Claude Chabrol.

Conhecida do Festival de Cannes há mais de quatro décadas, sete de seus filmes, seja como atriz ou diretora, já foram exibidos no evento. O presidente Pierre Lescure declarou: “Jodie Foster nos deu um presente incrível ao vir comemorar o retorno do festival presencial. Sua aura é incomparável: ela encarna a modernidade, a inteligência radiante da independência e a necessidade de liberdade”

Thierry Frémaux, diretor geral do evento, completou: “Jodie não para de se reinventar. Ela questiona com seu olhar penetrante, aprende com os outros e está disposta a se afastar de suas crenças a fim de forjar uma nova moral. Faz o que é justo. Uma ideia que ela se esforça para transmitir nas decisões que toma como atriz e diretora, e que a torna tão preciosa em nossos tempos confusos. Vamos honrá-la com carinho e admiração”.

Foto: Getty Images North America.

Comentários