Cannes 2021: produções brasileiras são selecionadas para a Quinzena dos Realizadores

por: Cinevitor
Lara Tremouroux e Mariana Oliveira em Medusa, de Anita Rocha da Silveira.

Organizada pela La Société des réalisateurs de films (la SRF), em 1969, a Quinzena dos Realizadores (Quinzaine des Réalisateurs), mostra paralela ao Festival de Cannes, colabora com a descoberta de novos cineastas independentes e contemporâneos.

Com o objetivo de ser eclética e receptiva a todas as formas de expressão cinematográfica, a Quinzena destaca a produção anual de filmes de ficção, curtas e documentários no cenário independente e também popular, com cineastas talentosos e originais.

Neste ano, em sua 53ª edição, vale destacar a presença do brasileiro Medusa, terror dirigido por Anita Rocha da Silveira, de Mate-me Por Favor. Produzido por Mayra Auad e Vânia Catani, da Bananeira Filmes, a equipe conta também com fotografia de João Atala e trilha sonora de Gustavo Montenegro. “Que alegria! Muito obrigada a toda equipe e apoiadores! Estamos ainda na correria para fechar a cópia, mas logo mais eu volto com mais posts sobre o filme e seu processo”, disse a diretora em sua conta no Instagram

Na trama, para manter a aparência de uma mulher perfeita, Mariana se esforça para controlar tudo e todos ao seu redor; até que chegará o dia em que a vontade de gritar será mais forte do que nunca. O elenco apresenta Lara Tremouroux e Mariana Oliveira.

Além disso, o Brasil aparece com mais duas coproduções. A primeira delas é o longa O Empregado e o Patrão, dirigido pelo uruguaio Manuel Nieto Zas e produzido pelas produtoras Sancho&Punta e Vulcana, braços brasileiros do filme, que é estrelado por Nahuel Pérez Biscayart, Cristian Borges, Justina Bustos, Fatima Quintanilla, Jean Pierre Noher, Carlos Lacuesta, Zé Victor Castiel e Roberto Olivera. Com distribuição da Vitrine Filmes, o longa aborda um drama familiar e social ambientado num faroeste nos pampas da América do Sul, que cruza fronteiras e coloca em xeque as relações de trabalho tradicionais entre patrão e empregado.

A outra participação brasileira é Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović, uma coprodução entre Croácia, Brasil, Estados Unidos e Eslovênia. Entre os produtores, destaque para os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant’ Anna, da RT Features; além de Martin Scorsese. No longa. a relação entre a adolescente Julija e Ante, seu opressivo pai, se tensiona ao limite quando um velho amigo da família chega em sua casa insular na Croácia. Enquanto Ante tenta fechar um negócio que vai mudar suas vidas, Julija, incomodada com a vida pacata e isolada que levam, busca mudanças através do visitante que traz consigo um gosto de liberação em um fim de semana cheio de desejo e violência.

“Fica até redundante falar o quanto estamos felizes emplacando nosso segundo filme no Festival de Cannes de 2021. Porém, Murina é um filme muito especial, que foi desenvolvido dentro da RT e que vai revelar ao mundo a diretora multitalentosa que é a Antoneta Alamat Kusijanovic, além de fortalecer ainda mais nossa parceria com Martins Scorsese, pois esse é o nosso terceiro filme com com a Sikelia, e todos eles tiveram sua estreia mundial no Festival de Cannes”, comemora o produtor Rodrigo Teixeira.

Confira a lista completa com os filmes selecionados para a Quinzena dos Realizadores 2021, que acontecerá entre os dias 7 e 17 de julho:

LONGA-METRAGEM

A Chiara, de Jonas Carpignano (EUA/França/Itália)
A Night of Knowing Nothing, de Payal Kapadia (Índia)
Ali & Ava, de Clio Barnard (Reino Unido)
Clara Sola, de Nathalie Álvarez Mesen (Suécia/Bélgica/Costa Rica/Alemanha)
De bas étage (A Brighter Tomorrow), de Yassine Qnia (França)
Diários de Otsoga (The Tsugua Diaries), de Miguel Gomes e Maureen Fazendeiro (Portugal)
Entre les vagues (The Braves), de Anaïs Volpé (França)
Europa, de Haider Rashid (Itália)
Futura, de Pietro Marcello, Francesco Munzi e Alice Rohrwacher (Itália)
Întregalde, de Radu Muntean (Romênia)
Jadde khaki (Hit the Road), de Panah Panahi (Irã)
Les Magnétiques (Magnetic Beats), de Vincent Maël Cardona (França)
Luaneshat e kodrës (La Colline où rugissent les lionnes), de Luàna Bajrami (França/Kosovo)
Medusa, de Anita Rocha da Silveira (Brasil)
Mon légionnaire (Our Men), de Rachel Lang (Bélgica/França) (filme de encerramento)
Murina, de Antoneta Alamat Kusijanović (Croácia/Brasil/EUA/Eslovênia)
Neptune Frost, de Saul Williams e Anisia Uzeyman (Ruanda)
O Empregado e o Patrão (El empleado y el patron), de Manuel Nieto Zas (Uruguai/Brasil/Argentina/França)
Ouistreham (Between Two Worlds), de Emmanuel Carrère (França) (filme de abertura)
Re Granchio (The Tale of King Crab), de Alessio Rigo de Righi e Matteo Zoppis (Itália/França/Argentina)
Retour à Reims (Fragments), de Jean-Gabriel Périot (França)
The Souvenir Part II, de Joanna Hogg (Reino Unido)
Yong an zhen gu shi ji (Ripples of Life), de Shujun Wei (China)
Face à la mer (The Sea Ahead), de Ely Dagher (Líbano)

CURTA-METRAGEM

Anxious Body, de Yoriko Mizushiri (Japão)
El Espacio sideral (The Sidereal Space), de Sebastián Schjaer (Argentina)
Simone est partie (Simone Is Gone), de Mathilde Chavanne (França)
Sycorax, de Lois Patiño e Matías Piñeiro (Argentina)
The Parents’ Room, de Diego Marcon (Itália)
The Vandal, de Eddie Alcazar (EUA)
The Windshield Wiper, de Alberto Mielgo (EUA)
Train Again, de Peter Tscherkassky (Áustria)
When Night Meets Dawn, de Andreea Cristina Borțun (Romênia)

SESSÃO ESPECIAL
The Souvenir, de Joanna Hogg (Reino Unido)

CARROSSE D’OR
Monrovia, Indiana, de Frederick Wiseman (EUA)

Foto: Divulgação.

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