Foram anunciados nesta quinta-feira, 25/05, os vencedores da Quinzena dos Realizadores, Quinzaine des Cinéastes, mostra paralela ao Festival de Cannes, organizada pela La Société des réalisateurs de films (la SRF) desde 1969 e que destaca a produção anual de filmes de ficção, curtas e documentários no cenário independente e também popular, com diretores talentosos e originais.
Neste ano, o francês Un Prince, de Pierre Creton, se destacou e recebeu o prêmio entregue pela SACD, Sociedade de Autores e Compositores Dramáticos. Dirigido por Elena Martín, o espanhol Creatura foi eleito o melhor filme europeu.
Além disso, o cineasta maliano Souleymane Cissé, de A Luz, Waati e O Ka, foi o grande homenageado com o Carrosse d’Or na cerimônia de abertura. Diretor, produtor, roteirista e exibidor, tornou-se, em 50 anos de carreira, o símbolo da liberdade criativa, tanto poética quanto política. O encerramento da 55ª edição contou com a exibição de In Our Day, de Hong Sang-soo, e também com uma roda de conversas com Quentin Tarantino.
Conheça os vencedores da Quinzena dos Realizadores 2023:
PRÊMIO SACD (Society of Dramatic Authors and Composers)
Un Prince, de Pierre Creton (França)
LABEL CINEMA EUROPA | MELHOR FILME EUROPEU
Creatura, de Elena Martín (Espanha)
CARROSSE D’OR
Souleymane Cissé
Foto: Divulgação/JHR Films.