Foram anunciados nesta segunda-feira, 17/04, os filmes selecionados para a Semana da Crítica 2023 (Semaine de la Critique), mostra paralela ao Festival de Cannes que concentra-se na descoberta de novos talentos. Desde que foi criada pelo Syndicat Français de la Critique de Cinéma, em 1962, busca explorar e revelar novos cineastas inovadores do mundo todo.
Em sua 62ª edição, a Semana da Crítica, que acontecerá entre os dias 17 e 25 de maio, terá a cineasta francesa Audrey Diwan como presidente do júri; o diretor de fotografia português Rui Poças, o ator alemão Franz Rogowski, a jornalista indiana Meenakshi Shedde e a programadora americana Kim Yutani, do Festival de Sundance, completam o time de jurados.
Neste ano, o cinema brasileiro marca presença com o longa-metragem Levante, dirigido pela cineasta Lillah Halla, que passou pela Semana da Crítica em 2020 com o curta Menarca. Neste novo filme, a história se passa às vésperas de um importante campeonato de vôlei, no qual a promissora jogadora Sofia enfrenta uma gravidez indesejada. Buscando uma rescisão ilegal, ela se torna alvo de um grupo fundamentalista determinado a detê-la a qualquer custo. O futuro da garota, que enfrenta a proibição do aborto no Brasil, está nas mãos de todos, porém, ela recebe ajuda de alguém inesperado.
Levante conta com Ayomi Domenica Dias, Loro Bardot, Grace Passô, Gláucia Vandeveld, Rômulo Braga, Suzy Lopes, Rejane Faria, Lara Negalara, Vinicius Meloni, Ernani Sanchez, Onna, entre outros, no elenco. O roteiro é assinado por Lillah Halla e María Elena Morán; a fotografia é de Wilssa Esser e a trilha sonora de Maria Beraldo Badsista. A edição é assinada por Eva Randolph, Jeanne Oberson e Lillah Halla; a direção de arte é de Maíra Mesquita e o som de Waldir Xavier.
Sobre o filme, Ava Cahen, diretora artística da Semana da Crítica, disse: “A diretora brasileira Lillah Halla se opõe ao conservadorismo que atormenta seu país com uma visão queer e mobilizadora”. Levante foi realizado com apoio do programa Critics Week’s Next Step, que colabora com cineastas, que exibiram anteriormente seus curtas na mostra, no desenvolvimento de seus longas.
O pôster desta 62ª edição presta homenagem ao longa Aftersun, de Charlotte Wells, que recebeu o Prêmio do Júri no ano passado e teve uma carreira premiada ao longo do ano. Inclusive, o protagonista Paul Mescal foi indicado ao Oscar na categoria de melhor ator.
Conheça os filmes selecionados para a Semana da Crítica 2023:
COMPETIÇÃO | LONGA-METRAGEM
Il pleut dans la maison, de Paloma Sermon-Daï (Bélgica/França)
Inshallah Walad, de Amjad Al Rasheed (Jordânia/França/Arábia Saudita/Qatar)
Jam, de Jason Yu (Coreia do Sul)
Le Ravissement, de Iris Kaltenbäck (França)
Levante, de Lillah Halla (Brasil/Uruguai/França)
Lost Country, de Vladimir Perišić (França/Sérvia/Croácia/Luxemburgo)
Tiger Stripes, de Amanda Nell Eu (Malásia/Taiwan/Singapura/França/Alemanha/Holanda/Indonésia/Qatar)
SESSÕES ESPECIAIS | LONGAS
Ama Gloria, de Marie Amachoukeli (França) (filme de abertura)
La fille de son père, de Erwan Le Duc (França) (filme de encerramento)
Le Syndrome des Amours Passées, de Ann Sirot e Raphaël Balboni (Bélgica/França)
Vincent doit mourir, de Stéphan Castang (França)
COMPETIÇÃO | CURTA-METRAGEM
Arkhé, de Armando Navarro (México)
Boléro, de Nans Laborde-Jourdàa (França)
Contadores, de Irati Gorostidi Agirretxe (Espanha)
Corpos Cintilantes, de Inês Teixeira (Portugal)
I promise you Paradise, de Morad Mostafa (Egito/França/Qatar)
Krokodyl, de Dawid Bodzak (Polônia)
La saison pourpre, de Clémence Bouchereau (França)
Prava istina priče o Šori, de Andrea Slaviček (Croácia/Espanha)
Via Dolorosa, de Rachel Gutgarts (França)
Walking With Her into the Night, de Hui Shu (China)
SESSÕES ESPECIAIS | CURTAS
Midnight Skin, de Manolis Mavris (Grécia/França)
Pleure pas Gabriel, de Mathilde Chavanne (França)
Stranger, de Jehnny Beth e Iris Chassaigne (França)
CONVIDADOS | Festival International du Film de Morelia
El cortometraje, de José Luis Isoard Arrubarrena (México)
Ir y Volver, de José Permar (México/Bélgica/Hungria)
Las cosas que te digo, de Daniela Silva Solórzano (México)
Una Mano Bajo la Nieve, de José Esteban Pavlovich (México)
Foto: Divulgação.