Cartel Land

por: Cinevitor

cartellandposterDiretor: Matthew Heineman

Elenco: José Manuel Mireles, Tim “Nailer” Foley, Estanislao Beltrán, Ana Delia Valencia, Janet Fields, Alfredo Castillo, María Imilse, Nicolás Sierra Santana “El Gordo”.

Ano: 2015

Sinopse: O documentário mostra uma visão aprofundada de dois grupos paramilitares formados no México para combater o forte domínio dos cartéis de drogas.

Crítica do CINEVITOR: Recentemente, o cineasta Denis Villeneuve falou sobre o tráfico internacional de drogas na fronteira entre Estados Unidos e México no elogiado Sicario: Terra de Ninguém. Em Cartel Land, o assunto é o mesmo, mas a abordagem é diferente. No documentário, a ficção vira realidade e o diretor Matthew Heineman nos apresenta um filme corajoso que mostra uma guerra mortal sustentada pelos cartéis de drogas. Essa luta composta por diversos adversários revela um conflito de ideias entre o crime organizado e civis armados. O documentário fica ainda mais interessante por mostrar três lados diferentes da mesma história: a milícia, a intervenção do governo e a visão do americano em relação aos conflitos causados na fronteira. O clima de tensão acompanha o filme com frequência, como por exemplo, na cena em que um traficante é capturado. A violência e a brutalidade também tomam conta de seus personagens reais, que, muitas vezes, não têm nenhuma consideração com a vida humana. Cartel Land é forte e pesado pois revela uma triste realidade que envolve mocinhos que podem ser vilões e vilões que podem ser mocinhos, dependendo do ponto de vista. Produtores de metanfetamina, traficantes de maconha e cocaína e voluntários dispostos a proteger o povo se misturam em uma terra sem lei, onde o crime organizado toma conta e atua sem compaixão. Os interesses políticos também são discutidos nesse documentário em que a câmera aproxima o espectador para o centro da batalha. Cartel Land é um documentário ousado e muito bem dirigido, que, sem medo, entrega para o público uma história cruel de uma guerra que está longe do fim. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-5-estrelas

Comentários