A atriz no tapete vermelho de Veneza no ano passado.
O Conselho Administrativo da Biennale di Venezia, presidido por Paolo Baratta, anunciou nesta quinta-feira, 16/01, que a atriz australiana Cate Blanchett presidirá o Júri Internacional da 77ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá entre os dias 2 e 12 de setembro. O nome da atriz, que designará o Leão de Ouro e outros prêmios oficiais, foi recomendado por Alberto Barbera, diretor do festival.
Em comunicado oficial, Blanchett disse: “Todo ano eu espero com expectativa a seleção de Veneza e todo ano é surpreendente e distinta. Veneza é um dos festivais de cinema mais atmosféricos do mundo; uma celebração do meio provocador e inspirador que é o cinema em todas as suas formas. É um privilégio e um prazer ser presidente do júri deste ano”.
Alberto Barbera também comentou a escolha: “Cate Blanchett não é apenas um ícone do cinema contemporâneo, cortejado pelos maiores diretores dos últimos vinte anos e adorado por espectadores de todos os tipos. Seu comprometimento nos campos artístico e humanitário, como a proteção ao meio ambiente, bem como sua defesa da emancipação da mulher em uma indústria cinematográfica que ainda aceita o preconceito masculino, são inspirações para a sociedade. Seu imenso talento como atriz, combinado com sua inteligência única e sincera paixão pelo cinema, são as qualidades ideais para um presidente do júri. Será um grande prazer recebê-la em Veneza novamente”.
Cate Blanchett, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante, em 2005, por O Aviador, e também premiada na categoria principal de melhor atriz por Blue Jasmine, em 2014, já esteve em Veneza algumas vezes. Em 1998, exibiu Elizabeth, de Shekhar Kapur. Voltou em 2007 com Não Estou Lá, de Todd Haynes, que lhe rendeu o prêmio Coppa Volpi de melhor atriz.
Em reconhecimento à sua contínua defesa pelas artes e apoio às causas humanitárias e ambientais, Blanchett recebeu o prêmio Companion of the Order of Australia in the General Division, uma medalha centenária pelo serviço prestado à sociedade australiana por meio da atuação, o Prêmio Stanley Kubrick de Excelência em Cinema, entre outros. Além disso, possui Doutorado Honorário em Letras pela Universidade de New South Wales, Universidade de Sydney e Universidade Macquarie.
Em 2018, atuou como presidente do júri do Festival de Cannes e suas atuações no cinema conquistaram diversos prêmios. Além do Oscar, a atriz também foi consagrada no BAFTA, Globo de Ouro, National Board of Review, SAG Awards, entre outros. Nos palcos também ganhou destaque e foi indicada ao Tony Awards por seu trabalho em The Present. Atualmente, lidera a Sydney Theatre Company como codiretora artística.
A atriz é Embaixadora Global da Boa Vontade do Alto Comissariado da ONU, Nações Unidas, para os Refugiados (ACNUR) e foi homenageada com o Crystal Award no Fórum Econômico Mundial de 2018, em Davos. Além disso, é cofundadora e presidente da produtora Dirty Films, que produziu filmes como Carol, Conspiração e Poder e Sob o Efeito da Água, e a série Mrs. America.
Foto: Getty Images Europe.