Duas décadas de Central do Brasil: os atores com o diretor em noite comemorativa.
Em comemoração aos 20 anos de Central do Brasil, premiado com o Urso de Ouro e o Urso de Prata de melhor atriz para Fernanda Montenegro no Festival de Berlim, a 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo realizou uma sessão inédita no país da cópia restaurada do longa.
O filme foi restaurado com o apoio do CNC, o Centro Nacional de Cinematografia Francês, e da coprodutora francesa MACT. Pela VideoFilmes, o trabalho foi coordenado por Maria Carlota Bruno, diretora da produtora. O restauro e a marcação de luz da primeira cópia do filme em 4K foram realizadas no laboratório francês Éclair e supervisionados pessoalmente por Walter Salles. A versão digitalizada respeita o formato panorâmico (2.35) em que foi filmado por Walter Carvalho, em Super 35.
Na trama, Fernanda Montenegro é Dora, uma ex-professora que escreve cartas para os analfabetos na estação de trens Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Ela cobra uma pequena quantia de todos, mas nem sempre envia as mensagens; muitas não saem de sua gaveta. No meio dessas cartas cheias de esperanças e projetos, está a de Ana, que planeja reencontrar o pai de seu filho Josué. A inesperada morte dessa mãe sela o encontro de Dora e o menino Josué, que terão seus destinos entrelaçados numa viagem por um Brasil simples e duro, onde o prêmio é a redescoberta da própria humanidade de Dora.
Central do Brasil é considerado um dos filmes mais importantes da cinematografia brasileira. Além dos prêmios no Festival de Berlim, o longa foi consagrado em diversas premiações como melhor filme estrangeiro, entre elas: Globo de Ouro, BAFTA, National Board of Review e Satellite Awards. Também foi indicado ao Oscar nesta mesma categoria e rendeu a Fernanda Montenegro uma indicação como melhor atriz.
O filme será relançado com uma nova edição em DVD no mês de dezembro, que terá extras como o documentário Socorro Nobre, de Walter Salles, e fotos da filmagem feitas por Salles, Walter Carvalho, Paula Prandini e Ricardo Sá.
A primeira exibição da cópia restaurada no Brasil, que aconteceu no Espaço Itáu de Cinema Augusta, nesta terça-feira, 30/10, contou com a presença do diretor Walter Salles, dos protagonistas Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira e de alguns integrantes da equipe. Além dos discursos emocionantes, o público presente aplaudiu com muita comoção ao final da projeção.
Aperte o play e confira os melhores momentos da apresentação de Central do Brasil na Mostra de São Paulo:
Foto: Natali Hernandes.