Chão, documentário sobre o MST, de Camila Freitas, é exibido no 8º Olhar de Cinema

por: Cinevitor

chaoolhardecinemaEquipe reunida antes da exibição do filme em Curitiba.

Depois de ser exibido na mostra Forum do Festival de Berlim deste ano, o documentário Chão, de Camila Freitas, fez sua estreia brasileira na mostra Competitiva do 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba neste domingo, 09/06.

Registrado por quatro anos, o documentário acompanha o cotidiano de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Goiás. Com a iminente criminalização do movimento e suas lideranças, o longa mostra a luta do MST por um pedaço de chão com momentos que retratam a agricultura familiar entre as paisagens monocromáticas do agronegócio.

O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e da organização dos trabalhadores rurais. Mesmo depois de assentadas, estas famílias permanecem organizadas no MST, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária. As famílias também se organizam por setores para encaminharem tarefas específicas, que são organizados desde o nível local até nacionalmente, de acordo com a necessidade e a demanda de cada assentamento, acampamento ou estado.

Em uma sessão emocionante, que contou com a presença da diretora, equipe e integrantes do MST, o público aplaudiu e ovacionou o filme enquanto subiam os créditos finais, entre gritos de “MST, essa luta é pra valer!”, “Luta, construir a Reforma Agrária Popular” e “Pátria livre, venceremos!”.

Em seu discurso, a diretora falou: “É muita emoção. Estou acompanhada por pessoas que foram muito importantes nesta caminhada: parceiros, amigos, companheiros, personagens, pessoas da equipe. Nesse momento em que estamos vivendo, é muito importante poder ocupar esses espaços. Por isso, agradeço muito ao festival pelo convite e pela atenção. Pra mim, é um momento de celebração desse movimento que é um dos mais importantes do mundo”.

Além das exibições no Olhar de Cinema, Chão terá uma sessão especial no Vigília Lula Livre, acampamento de apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fica em frente ao prédio da Polícia Federal do Paraná, onde Lula está preso.

Aperte o play e confira os melhores momentos da apresentação do filme e trechos do debate que aconteceu ao final da sessão:

Foto: Isabella Lanave.

Comentários