Cinderella
Direção: Kenneth Branagh
Elenco: Lily James, Cate Blanchett, Richard Madden, Helena Bonham Carter, Stellan Skarsgård, Nonso Anozie, Sophie McShera, Holliday Grainger, Derek Jacobi, Ben Chaplin, Hayley Atwell, Rob Brydon, Jana Perez, Alex Macqueen, Tom Edden, Eloise Webb, Gareth Mason, Paul Hunter, Joshua McGuire, Matthew Steer, Mimi Ndiweni, Ella Smith, Gerard Horan, Katie West, Daniel Tuite, Anjana Vasan, Adetomiwa Edun, Richard McCabe, Joseph Kloska, Andy Apollo, Michael Jenn, Elina Alminas.
Ano: 2015
Sinopse: A jovem e doce Ella vive com seu pai, um comerciante que está sempre viajando. Viúvo, ele resolve se casar novamente. Decidida a apoiá-lo, Ella recebe bem a madrasta e suas filhas na casa da família. Mas, quando o pai de Ella falece inesperadamente, ela se vê à mercê de uma nova família cruel e invejosa. Apesar da crueldade a que fora submetida, acaba conhecendo na floresta um estranho e se encanta por ele. Sem saber que, na verdade, trata-se de um príncipe, Ella finalmente sente que encontrou uma boa alma. Quando o Palácio envia um convite aberto a todas as donzelas do reino para ir a um baile, Ella fica animada com a possível oportunidade de encontrar novamente o encantador Kit. Mas, infelizmente, sua madrasta a proíbe de ir à festa. De repente, uma fada madrinha aparece em sua casa com a intenção de ajudá-la a ir ao baile e mudar seu destino.
Comentários do CINEVITOR: A história da jovem Cinderela, que é maltratada pela madrasta e por suas irmãs postiças, já é bem conhecida há muito tempo. Em 1950, a Disney levou para às telonas o conto de fadas escrito por Charles Perrault, em uma animação que entrou para a história do cinema. Depois disso, o clássico ganhou muitas outras versões cinematográficas. Mas, agora chegou a vez da própria Disney recontar a história da garota que perde o sapatinho de cristal, em um filme com atores e cenários reais. Dirigido por Kenneth Branagh, o longa é um espetáculo para os olhos. Sem muitos efeitos especiais exagerados, a impecável direção de arte se destaca, ressaltando os cenários em belos planos abertos. Vide a cena da dança no palácio, a mais bonita do filme, em que a câmera acompanha os movimentos dos personagens pelo salão, rodopiando junto com o vestido esvoaçante, acompanhada de uma bela trilha sonora. Digna de um conto de fadas. O figurino é outro elemento que chama a atenção no filme, principalmente quando Cate Blanchett entra em cena. Elegante da cabeça aos pés, a atriz interpreta uma madrasta malvada com trejeitos de crueldade sem cair no clichê. Outra escolha certa no elenco é Helena Bonham Carter como Fada Madrinha (e também narradora da história). A atriz, conhecida por seus papéis excêntricos, principalmente nos filmes de Tim Burton, deixa sua marca no longa, um pouco mais contida, mas não menos talentosa. Sem grandes mudanças na história, essa nova versão de Cinderela leva para às telonas um filme para todos os públicos, mostrando que é possível reinventar um clássico sem abusar de exageros tecnológicos. Um conto de fadas bem filmado é sempre bem-vindo. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: