Cena do documentário Casa Roshell, exibido no Festival de Berlim.
A 8ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, que acontecerá entre os dias 5 e 13 de junho, exibirá para o público da capital paranaense a obra da cineasta chilena Camila José Donoso na Mostra Foco. Esta será a primeira retrospectiva da diretora no Brasil, com uma seleção de curtas e todos os seus longas-metragens. Além disso, trabalhos que influenciaram a carreira da homenageada também integram a seleção.
Espaço entre descoberta e reverência, a Mostra Foco é um dos destaques do Olhar de Cinema. Ao buscar realizadores ainda não muito conhecidos pelo público brasileiro, desvendando suas obras e estabelecendo conversas com produções semelhantes ou influentes, se diferencia de outras homenagens em eventos de cinema no país e enriquece o público que frequenta o festival.
A escolha de Camila casa muito bem com as características da Foco; ainda não muito conhecida no Brasil, apesar de já ter filmes selecionados para festivais daqui, ela preza pela inovação e tem profundo respeito pelos temas que aborda. A própria cineasta define seus títulos como transficções. Sua filmografia desafia os limites entre a ficção e o documentário, reconhecendo as possibilidades no limiar de cada um dos gêneros: encena histórias reais e naturaliza ficções.
O ator brasileiro Eduardo Moscovis em Nona. Si me mojan, yo los quemo: exibido em Roterdã.
A potência de suas obras ultrapassa linguagem e estilo e é ainda mais marcante na temática, com mulheres que estão sempre buscando novas verdades, que desafiam suas realidades, seus espaços e definições externas contaminadas. É um cinema que retrata a transformação e transforma para além da tela.
“Camila é uma cineasta que se arrisca por caminhos não tradicionais do cinema, sem perder de vista a importância de estabelecer uma comunicação muito sensível com sua audiência”, afirma o diretor geral e artístico do festival, Antônio Junior. “Seus filmes revelam uma inquietação pela busca de intimidade com os personagens, ao mesmo tempo em que exploram caminhos dentro da potência cinematográfica para unir forma e conteúdo, de modo que as respectivas histórias e personagens se fortaleçam”, completou.
Camila estará em Curitiba especialmente para o Olhar de Cinema, onde debaterá seus filmes após as sessões. Ela também participará de uma conversa aberta com o público para falar sobre seus processos criativos e exibirá curtas-metragens de diferentes momentos da carreira.
Confira a lista dos filmes já confirmados da Mostra Foco do 8º Olhar de Cinema:
Camino Gris, de Camila José Donoso (2007) (Chile)
Nona, de Camila José Donoso (2014) (Chile)
Naomi Campbel, de Camila José Donoso e Nicolás Videla (2013) (Chile)
Casa Roshell, de Camila José Donoso (2017) (México/Chile)
Nona. Se mi mojan, yo los quemo, de Camila José Donoso (2019) (Chile/Brasil/França/Coreia do Sul)
Sueños de hielo, de Ignacio Agüero (1993) (Chile)
Ninouche, de Valérie Massadian (2011) (França)
T.R.A.P, de Manque La Banca (2018) (Argentina)
Fotos: Divulgação.