CINEVITOR #327: Entrevista com Claudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga | Tá Rindo de Quê?

por: Cinevitor

tarindodequecinevitorpgmPatricya Travassos em cena: uma das entrevistadas.

O documentário Tá Rindo de Quê? – Humor e Ditadura, dirigido por Claudio Manoel, Alvaro Campos e Alê Braga, aborda desde a precursora revista Pif Paf, criada por Millôr Fernandes, passando pelo Pasquim, que se consagraram com a irreverência crítica com que trataram a política, e vai até o grupo teatral cômico e anárquico Asdrúbal Trouxe o Trombone. Programas de TV como o primeiro seriado brasileiro de sucesso Família Trapo e os humorísticos de Chico Anysio, Jô Soares e Os Trapalhões também se destacam.

No período da ditadura militar, mesmo com toda a brutalidade, truculência e obscurantismo inerentes aos regimes de exceção, muita gente fez rir. O humor serviu como arma de resistência, mas também como válvula de escape; criou formas de driblar patrulhas e censuras, revolucionou linguagens, criou, debochou, divertiu, foi perseguido, proibido, encarcerado e, ainda bem, riu por último.

Para falar mais sobre o filme, que foi exibido no Festival do Rio, conversamos com os três diretores sobre a ideia do projeto, entrevistados, pesquisa e Rindo à toa – Humor Sem Limites, próximo filme do trio.

Aperte o play e confira:

Foto: Divulgação/Bretz Filmes.

Comentários