Matheus Nachtergaele no papel de João Grilo: um clássico.
Há 20 anos, O Auto da Compadecida, de Guel Arraes, baseado na peça clássica de Ariano Suassuna, levou mais de dois milhões de espectadores aos cinemas e se tornou o longa-metragem mais assistido naquele ano e um marco do cinema brasileiro.
O início das comemorações dos vinte anos foi dado em dezembro de 2019 com o lançamento da minissérie remasterizada no Globoplay, já com cenas inéditas, maior qualidade de imagem e novos efeitos especiais. Recentemente, foram realizadas exibições especiais do longa em drive-in e também virtual. A minissérie foi exibida na TV Globo, em 1999, e a versão cinematográfica foi lançada no ano seguinte.
O filme conta as divertidas aventuras de João Grilo, papel de Matheus Nachtergaele, e Chicó, vivido por Selton Mello, e foi rodado em Cabaceiras, no sertão da Paraíba, e no Rio de Janeiro. O elenco reúne também Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Denise Fraga, Rogério Cardoso, Lima Duarte, Marco Nanini, Enrique Diaz, Paulo Goulart, Luís Melo, Maurício Gonçalves, Virgínia Cavendish, Aramis Trindade e Bruno Garcia. O diretor Guel Arraes também é coautor da adaptação ao lado de Adriana Falcão e João Falcão.
Para comemorar os 20 anos de O Auto da Compadecida, batemos um papo virtual com Matheus Nachtergaele sobre a importância do filme na cinematografia brasileira. O ator também relembrou histórias de bastidores, falou com carinho da equipe e dos colegas de cena, revelou futuros projetos envolvendo a obra de Ariano Suassuna, entre muitos outros assuntos.
Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação/Globo Filmes.