O ator em O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho: filme de encerramento.
A última noite da 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema foi marcada por muita emoção por conta da premiação e também pela homenagem ao ator Lázaro Ramos, que recebeu o Troféu Eusélio Oliveira.
Antes do anúncio dos vencedores, foi realizada a solenidade de encerramento, gravada no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. O ator enviou um vídeo de agradecimento, projetado na ocasião. Após a homenagem, foi exibido o longa O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho, em sessão hors-concours, no qual interpreta o detetive Espinosa.
Nascido em Salvador, Bahia, Lázaro é ator, apresentador, dramaturgo, dublador, cineasta e escritor. Iniciou a carreira teatral aos 15 anos de idade, quando entrou para o Bando de Teatro Olodum, dirigido por Márcio Meirelles. Seu primeiro trabalho no cinema foi em Jenipapo, de Monique Gardenberg, seguido por Cinderela Baiana, de Conrado Sanchez, e Sabor da Paixão, de Fina Torres, com Penélope Cruz.
Madame Satã, de Karim Aïnouz, que lhe rendeu o prêmio de melhor ator no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e também pela APCA, foi seu primeiro filme como protagonista, iniciando uma trajetória que inclui Carandiru; As Três Marias; O Homem do Ano; O Homem que Copiava, vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Havana; Meu Tio Matou um Cara; A Máquina; Quanto Vale ou é por Quilo?; Cidade Baixa; Ó Paí, Ó; Saneamento Básico, O Filme; O Grande Kilapy, prêmio de melhor ator no FESTin Lisboa; Tudo Que Aprendemos Juntos; Mundo Cão; entre outros filmes e diversos trabalhos na TV, como a minissérie Mister Brau.
Além da turnê da peça O Topo da Montanha, em que atuou com a mulher, Taís Araújo, seus trabalhos mais recentes nas telonas foram: Correndo Atrás, de Jeferson De; e O Beijo no Asfalto, de Murilo Benício. Para 2021, está previsto o lançamento de Medida Provisória, longa que marca sua estreia na direção de ficção para os cinemas.
Em um bate-papo virtual, conversamos com o ator sobre a homenagem no Cine Ceará, o inédito O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho, e relembramos alguns sucessos de sua consagrada carreira.
Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação/Elo Company.