A 94ª edição do Oscar, que acontecerá neste domingo, 27/03, conta com um brasileiro entre os indicados: o carioca Pedro Kos concorre na categoria de melhor curta documental com o filme Onde Eu Moro, codirigido por Jon Shenk.
Antes de disputar a cobiçada estatueta dourada entregue por membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Pedro Kos, nascido no Rio de Janeiro e radicado em Los Angeles, se formou em Direção de Teatro na Universidade de Yale. Dirigiu o curta Soleá, em 2014, sobre o guitarrista flamenco Juan Ramirez; no mesmo ano, foi premiado no Emmy pela montagem do documentário The Square.
Com Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim, documentário indicado ao Oscar em 2011, Pedro recebeu uma indicação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. No ano passado, exibiu o longa Rebel Hearts na Competição Americana de Documentários do Festival de Sundance; o filme também se destacou no Hot Docs.
Além disso, escreveu e produziu o documentário Privacidade Hackeada, original Netflix, dirigido por Jehane Noujaim e Karim Amer, que também teve sua estreia no Festival de Sundance, em 2019, e recebeu uma indicação ao BAFTA e ao Emmy. Seu primeiro longa, Parceiros da Saúde (Bending the Arc), codirigido por Kief Davidson, estreou no Festival de Sundance, em 2017. Como editor, trabalhou em The Crash Reel, de Lucy Walker, premiado no SXSW e indicado ao DGA Awards e ao Gotham Awards; e The Island President, de Jon Shenk, consagrado no Festival de Toronto e indicado ao PGA Awards.
Agora, Pedro ganha destaque com Onde Eu Moro, uma produção americana e original Netflix, que mostra histórias comoventes de moradores de rua dos Estados Unidos, que compõem um retrato cinematográfico sobre uma imensa e urgente crise humanitária.
Para falar mais sobre o filme indicado ao Oscar, conversamos com o cineasta sobre a emoção de fazer parte do prêmio da Academia, os bastidores do anúncio da indicação, a ideia do projeto, filmagens, contato com os personagens, pesquisa, repercussão, almoço do Oscar, encontro com celebridades, entre outros assuntos.
Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação.