O longa capixaba Os Primeiros Soldados, dirigido por Rodrigo de Oliveira, chega aos cinemas nesta quinta-feira, 07/07, pela Olhar Distribuição. O filme, que se passa no começo dos anos 1980, em Vitória, Espírito Santo, acompanha membros da comunidade LGBTQIAP+ que buscam formas de resistir à epidemia de AIDS.
Na trama, um grupo de jovens gays e mulheres celebram a véspera de Ano Novo sem saber o futuro sombrio que lhes espreita. Suzano, interpretado por Johnny Massaro, um estudante de biologia que acaba de voltar dos estudos no exterior, sabe que algo muito errado está começando a afetar seu corpo. Primeira vítima de AIDS conhecida na cidade, ele enfrenta sozinha o desejo de entender melhor a doença e de buscar a cura, ao mesmo tempo que tenta proteger sua irmã Maura, papel de Clara Choveaux, e seu sobrinho Muriel, vivido por Alex Bonin, dos impactos do que está por vir.
O desespero com a falta de informações sobre o vírus e seu futuro incerto acabará por aproximar Suzano da performer transexual Rose, interpretada por Renata Carvalho, e do estudante de cinema Humberto, papel de Vitor Camilo, ambos infectados.
Ao reconstruir a memória dos anos de 1980, Os Primeiros Soldados dialoga com o Brasil de 2022, no qual estigmas, homofobia, transfobia e sorofobia são reinantes ainda hoje: “Na boca do fascismo que assola o Brasil, é preciso devolver esse tema para a sociedade, atualizá-lo e enfrentá-lo porque a AIDS é ainda uma questão do presente. A cada 15 minutos, uma pessoa é infectada pelo vírus no Brasil, e ainda morrem perto de 11 mil pessoas por ano no país por conta da AIDS”, disse o diretor.
Também como forma de homenagem à memória daqueles que enfrentaram a doença e seus estigmas em seu princípio, o filme teve seu roteiro original baseado em uma longa pesquisa dos casos reais ocorridos na cidade de Vitória que envolveu, além da leitura de jornais da época, entrevistas com profissionais de saúde, familiares e membros da comunidade LGBTQIAP+.
Com uma bem sucedida carreira em festivais pelo mundo, o longa recebeu o prêmio de melhor filme segundo o público e o júri jovem no Internationales Filmfestival Mannheim-Heidelberg, na Alemanha; Prêmio Especial do Júri para a atriz Renata Carvalho no Festival do Rio e no International Film Festival of India; foi consagrado na 25ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes com o Prêmio Carlos Reichenbach de melhor longa da mostra Olhos Livres, além de ter participado de diversos festivais, como: Inside Out, no Canadá, Olhar de Cinema, Festival de Vitória, Philadelphia Latino Film Festival, Rio Festival de Cinema LGBTQIA+, Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival, entre outros.
Com fotografia de Lucas Barbi e roteiro de Rodrigo de Oliveira, o elenco conta também com Higor Campagnaro, Vinicius Duarte e Joá Vi; a produção é da Pique-Bandeira Filmes com coprodução do Canal Brasil.
Para falar mais sobre Os Primeiros Soldados, conversamos com o protagonista Johnny Massaro durante a 28ª edição do Festival de Cinema de Vitória: Reencontro. O ator falou sobre a preparação de seu personagem, filmagens em Vitória, entrosamento com elenco, exibições nos festivais e expectativa para o lançamento.
Aperte o play e confira:
Foto: Felipe Amarelo.