Dirigido por Marcelo Gomes, de Cinema, Aspirinas e Urubus e Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, Paloma, grande vencedor do Festival do Rio deste ano, chega aos cinemas nesta quinta-feira, 10/11.
O longa, que fez sua estreia mundial no Festival de Munique em junho, também foi exibido em cidades como Londres e Huelva. Além de participar da 46ª Mostra de São Paulo, foi consagrado no Festival do Rio com três prêmios: melhor filme, melhor atriz para Kika Sena, tornando-se a primeira atriz transexual a receber o Troféu Redentor nesta categoria, e Prêmio Felix, concedido a obras com temática LGBTQIA+.
Produzido pela pernambucana Carnaval Filmes, em coprodução com a portuguesa Ukbar Filmes, o longa, selecionado para o Panorama Coisa de Cinema, Mostra de Cinema de Gostoso e Mix Brasil, será lançado pela Pandora Filmes. Roteirizado por Marcelo Gomes, Armando Praça e Gustavo Campos, Paloma parte de uma história real, que o diretor leu num jornal, e tem como protagonista Kika Sena, arte-educadora, diretora teatral, atriz, poeta e performer, interpretando a personagem-título, uma mulher trans que trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco.
Seu maior sonho é se casar na igreja católica, com seu namorado Zé, vivido por Ridson Reis. Eles já vivem juntos, e criam uma filha de 7 anos chamada Jenifer, papel de Anita de Souza Macedo. O padre, porém, recusa o pedido, mas nem por isso Paloma desistirá de realizar seu sonho. Sendo assim, precisará enfrentar o preconceito e o conservadorismo para realizar esse seu desejo de casar numa igreja católica com véu e grinalda.
Em sua equipe artística, Paloma conta com Pierre de Kerchove na direção de fotografia; Rita M. Pestana na montagem; e a direção de arte é de Marcos Pedroso. O casting foi feito por Maria Clara Escobar e a preparação de elenco por Silvia Lourenço; a produção do filme é de João Vieira Jr. e Nara Aragão.
Filmado na cidade do Crato, sertão do Cariri, no Ceará, e na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, o filme conta também com Zé Maria, Suzy Lopes, Ana Marinho, Samya de Lavor, Wescla Vasconcellos, Patrícia Dawson, Nash Laila, Márcio Flecher e Buda Lira no elenco.
Para falar mais sobre Paloma, conversamos com o diretor Marcelo Gomes e com a protagonista Kika Sena. No bate-papo, falaram sobre a construção da personagem principal, pesquisa, entrosamento da equipe, preparação de elenco, testes, participação em festivais, repercussão e expectativa para o lançamento.
Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação/Pandora Filmes.