Nos últimos dias, o universo da sétima arte anda bem movimentado. De um lado, atores e roteiristas de Hollywood anunciaram uma greve em busca de melhores condições de trabalho. Paralelo a isso, as salas de cinema do mundo todo se preparam para receber o fenômeno Barbieheimer (ou Barbenheimer).
Mas o que significa esse tal Barbieheimer? A brincadeira de unir os nomes dos filmes Barbie, de Greta Gerwig, e Oppenheimer, de Christopher Nolan, começou na internet por conta das estreias simultâneas dos dois maiores lançamentos da semana (e talvez do ano). A boneca da Mattel e o pai da bomba atômica chegam juntos aos cinemas nesta quinta-feira, 20/07.
Dirigido pela roteirista e cineasta indicada ao Oscar, Greta Gerwig, de Lady Bird: A Hora de Voar e Adoráveis Mulheres, Barbie, protagonizado por Margot Robbie, começa na Barbielândia, um lugar perfeito para viver. Até que uma crise existencial afeta a boneca mais famosa do mundo, agora em versão live-action nas telonas, que acaba se envolvendo em diversas aventuras ao lado de suas amigas e, claro, do vaidoso Ken, interpretado por Ryan Gosling.
Com roteiro assinado por Gerwig e Noah Baumbach, de Frances Ha e História de um Casamento, o longa conta também com America Ferrera, Kate McKinnon, Michael Cera, Ariana Greenblatt, Issa Rae, Rhea Perlman, Will Ferrell, Helen Mirren, Dua Lipa (em uma participação especial e que também assina uma das músicas da trilha sonora, Dance the Night), Ana Cruz Kayne, Emma Mackey, Hari Nef, Alexandra Shipp, Kingsley Ben-Adir, Simu Liu, Ncuti Gatwa, Scott Evans, Jamie Demetriou, Connor Swindells, Sharon Rooney, Nicola Coughlan, Ritu Arya, entre outros.
Enquanto isso, Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, de Dunkirk, Interestelar e Batman: O Cavaleiro das Trevas, um thriller épico filmado em IMAX, leva o público ao cerne do pulsante paradoxo vivido pelo enigmático J. Robert Oppenheimer, que ficou conhecido como o pai da bomba atômica e é interpretado por Cillian Murphy, e que deve arriscar destruir o mundo para tentar salvá-lo.
Baseado no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, o filme conta também com Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Rami Malek, Dane DeHaan, Dylan Arnold, David Krumholtz, Alden Ehrenreich, Matthew Modine e Kenneth Branagh (que marca mais uma parceria com o diretor).
Para falar mais sobre as duas grandes estreias da semana Barbieheimer, Vitor Búrigo, do CINEVITOR, recebe o crítico de cinema Francisco Carbone em um programa especial. No vídeo, falam da expectativa para os lançamentos, entrosamento do elenco e direção, comparação entre os dois filmes, temáticas importantes abordadas nos roteiros, greve em Hollywood, protagonismo feminino, temporada de premiações, público, marketing para as estreias, representação da boneca Barbie nas telonas, entre outros assuntos.
Aperte o play e confira:
Foto: Courtesy Warner Bros. Pictures.