Foram anunciados neste domingo, 20/11, os vencedores da 12ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que nasceu da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano. Realizado em formato híbrido, o festival promoveu uma extensa e diversificada programação, totalmente gratuita, às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo, em Alagoas.
A cerimônia de encerramento, que aconteceu no Centro de Convenções Zeca Peixoto, foi apresentada por Chico de Assis e Julien Costa e, além dos prêmios, também foi marcada pela exibição de dois curtas-metragens realizados pela equipe do festival e do filme Cabeça Seca, de Marcelo Tingui, curta-metragem do Coletivo Audiovisual Tingui Filmes.
Outro momento importante da noite foi a entrega do Prêmio Amigos do Velho Chico para a atriz Isabel Teixeira, que recentemente se destacou com a personagem Maria Bruaca na novela Pantanal. A honraria destaca personalidades que, de alguma forma, se relacionam com o meio ambiente e que contribuem, por meio de seus trabalhos, pela preservação do Rio São Francisco: “Neste ano, eu tive a oportunidade de estar em duas regiões com água. Com cultura e água. E hoje eu passei o dia inteiro no Rio São Francisco e foi muito bonito. Foi lindo trazer minha filha aqui, viu, Flora? Eu queria muito que no mundo que você vai viver, a cultura de todo o país se converse em festivais como esse, de cinema, de literatura. Somos tão ricos! E que as águas corram fortes. Foi lindo estar aqui, obrigada”, disse Isabel em seu discurso.
Depois da premiação, foi exibido o premiado longa-metragem A Mãe, de Cristiano Burlan. O diretor participou de um debate com o público ao lado da protagonista Marcélia Cartaxo e do produtor Ivan Melo. A noite terminou na Praça 12 de Abril com apresentação das bandas Válvula Mitral e Mundo Livre S/A.
Uma novidade foi anunciada nesta edição: os vencedores do Júri Oficial das mostras Cinema Universitário e Velho Chico Ambiental receberam também um prêmio no valor de 8 mil reais; o escolhido pelo júri da mostra Festival do Cinema Brasileiro levou 10 mil; já os premiados pelo público receberam cinco mil reais cada um.
O júri deste ano foi formado por: Danny Barbosa, Isabel Texeira e Marcos Debrito na mostra Festival do Cinema Brasileiro; Cristiano Burlan, Francisco Gaspar e Heleno Campelo Neto na mostra Cinema Universitário; e Bertrand Lira, Claudio Sampaio e Kim Barão na mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.
Conheça os vencedores do 12º Circuito Penedo de Cinema:
FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO
Melhor Filme | Júri Popular: A Terra em que Pisar, de Fáuston da Silva (DF)
Melhor Filme | Júri Oficial: Ela Mora Logo Ali, de Fabiano Barros e Rafael Rogante (RO)
Menção Honrosa: Infantaria, de Laís Araújo (AL)
FESTIVAL DE CINEMA UNIVERSITÁRIO
Melhor Filme | Júri Popular: O Rio de Cada Um, de Pedro Marchiori (RJ)
Melhor Filme | Júri Oficial: Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli (RJ)
Menção Honrosa: Procura-se Bixas Pretas, de Vinicius Eliziário (BA)
MOSTRA VELHO CHICO DE CINEMA AMBIENTAL
Melhor Filme | Júri Popular: A Voz da Esperança, de Caio Salles (RJ)
Melhor Filme | Júri Oficial: Ewé de Òsányin: O Segredo das Folhas, de Pâmela Peregrino (AL/BA)
Menção Honrosa: Nonna, de Maria Augusta V. Nunes (SC), Canários x Canalhas, de Leonardo Gonçalves da Silva (PB) e Rios que correm, de Dayane Dantas (SE)
*O CINEVITOR está em Penedo e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Vitor Búrigo.